21/12/23 |

Embrapa participa do XI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

O XI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (XI SBES), promovido pelo Núcleo Regional Centro Oeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), teve como tema “A Educação em Solos e a Pluralidade de seus Horizontes”. O evento reuniu professores, pesquisadores, educadores, extensionistas e alunos que atuam com ações de ensino e educação em solos, entre 4 e 8 de dezembro de 2023, em Palmeiras de Goiás (GO).

A Embrapa Solos participou com o pesquisador Claudio Lucas Capeche, que fez parte da comissão organizadora. Ele apresentou dois trabalhos sobre Educação em Solos e realizou uma oficina de tinta de solo com os participantes do evento e alunos da Escola Municipal CEPI Barão do Rio Branco. Capeche também ministrou um minicurso teórico e prático sobre práticas conservacionistas, em conjunto com o professor da Universidade Estadual de Londrina João Tavares Filho Roberto e a com professora da UEG Sara Lane.

O XI SBES abordou a multidisciplinaridade presente nas mais diversas áreas, como educação básica e superior, agricultura, extensão rural, solos urbanos, inclusão e igualdade de gêneros por meio da construção do conceito de solos em forma de arte com tintas, poesias, teatros, personagens, leitura de histórias e outras atividades lúdicas, com o intuito de ampliar o olhar do público para os mais diversos horizontes que a educação em solos contempla.

“Foram cinco dias de muita interação e harmonia entre os participantes, que compartilharam atividades formais e lúdicas utilizadas em suas práticas de ensino, de educação em solos e de popularização de conhecimentos sobre esse importante recurso natural, o solo, que junto com as rochas, a água e a biodiversidade formam a base da vida no planeta Terra”, relatou Capeche, que é o responsável pelas atividades do programa Embrapa&Escola na Embrapa Solos.

O XI SBES, que saudou o Dia Mundial do Solo (5 de dezembro), contou com a participação de 201 inscritos de 19 estados brasileiros e de fora do país (Peru e Holanda), além da equipe de 50 pessoas da comissão organizadora, a maioria alunos da Universidade Estadual de Goiás, campus de Palmeiras de Goiás. Foram nove palestras, 97 trabalhos apresentados em painéis, sete minicursos, sete oficinas e uma excursão de campo com viés técnico e cultural para a cidade de Goiás (Goiás Velho), lar da saudosa poetisa Cora Coralina.

A excursão

A excursão de campo teve 38 participantes que aproveitaram para conhecer o lado cultural da cidade, com uma visita guiada ao Museu Casa de Cora Coralina, ao Mercado Municipal, à Praça do Coreto e ao ateliê do pintor Auriovane D’ Ávila, com sua arte de pintura utilizando areias coloridas, colhidas de forma sustentável no Parque Estadual da Serra Dourada.

A parte técnica da excursão ocorreu com uma caminhada pela trilha que leva ao Morro das Lages, no Parque Natural Municipal da Estrada Imperial Real, ainda na cidade de Goiás. São quase 5 km de percurso em uma trilha em meio à vegetação de Cerrado. O grupo pode observar e discutir sobre a variação da formação vegetal e dos solos do bioma. No topo, o grupo foi contemplado com a vista das montanhas ao redor e da cidade de Goiás, tendo ao fundo a Serra Dourada.

 

 

Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

solosodsevento