22/12/23 |   Gestão Estratégica

Embrapa Meio-Norte recebe Mérito Agronômico da AEAPI

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo NCO

Arquivo NCO - Recebimento do Mérito Agronômico 2023

Recebimento do Mérito Agronômico 2023

Embrapa Meio-Norte recebe Mérito Agronômico da AEAPI

A Embrapa Meio-Norte recebeu a comenda do Mérito Agronômico na categoria Sociedade/Entidade. O reconhecimento foi concedido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Piauí (AEAPI) na solenidade do último sábado (16), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA – PI), na capital piauiense.

A Unidade foi representada por Paulo Fernando Vieira, chefe-adjunto de administração e pesquisador. Por parte da Embrapa Meio-Norte, também estavam presentes Francisco Freire e Valdenir Queiroz, pesquisadores, e José Câmara, analista. Queiroz, especialista em experimentação e estatística agrícola, e Freire Filho, pesquisador aposentado, receberam, respectivamente em 2022 e 2023, a comenda de Mérito Agronômico na categoria “Pesquisador” por suas contribuições científicas voltadas para temas agronômicos que possuem grande impacto na agricultura familiar e comercial.

Segundo Francisco Lira, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), a concessão do mérito à Embrapa Meio-Norte foi feita “em função da sua contribuição ao desenvolvimento agropecuário”, comentou.

Lira também disse que a escolha dos premiados é realizada a partir da checagem do histórico de trabalhos e contribuições relevantes feitas por pesquisadores e instituições nas categorias instituídas pelo Mérito, esclarecendo que, até o momento são seis, e que a de pesquisador está inserida.

Pioneirismo agronômico e comprometimento com a ciência

Francisco Rodrigues Freire Filho, um dos premiados, participou ativamente da linha de pesquisa de melhoramento genético de plantas na Embrapa por mais de 35 anos. Foi pioneiro nas pesquisas brasileiras e internacionais sobre a cultura do Feijão-Caupi, tendo desenvolvido mais de quarenta cultivares ao longo dos anos na instituição, sendo a maior parte de sua carreira na Embrapa Meio-Norte, trazendo reconhecimento para o Piauí na área científica e agropecuária.

A Embrapa como instrumento para um futuro melhor

Anísio Lima, chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, vê o reconhecimento do mérito agronômico para a Embrapa Meio-Norte como uma forma de compreender o foco da Embrapa como instituição propulsora para o país se tornar o grande exportador de alimentos mundialmente reconhecido. A Embrapa e seus parceiros, desde os anos setenta, impulsionam as pesquisas que levam tecnologias aplicadas ao campo, gerando uma explosão de produtividade de novas cultivares que chegam às mesas diariamente. A Embrapa, ao longo destes cinquenta anos, “tirou o Brasil da posição de importador a produtor de alimentos mundialmente reconhecido com sustentabilidade, mostrando o impacto positivo do trabalho dos pesquisadores e analistas da Embrapa para a sociedade”, comentou o gestor.

Anísio Lima ainda enfatizou que o reconhecimento por parte da AEAPI, premiando a Embrapa, fortalece o “compromisso para desenvolvermos produção de alimentos seguros e sustentáveis, por meio de sistemas de produção inclusivos, para que possamos, no futuro, combatermos a fome”, concluiu o chefe-geral.

Laura Moreno (orientada neste texto por Patrícia Rocha)
Embrapa Meio-Norte

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

merito-agronomico