20/12/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Pesquisador Segundo Urquiaga é eleito membro titular da ABC

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Liliane Bello

Liliane Bello -

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) anunciou neste mês de dezembro seus novos membros, eleitos em 2023. O cientista Segundo Urquiaga, pesquisador da Embrapa Agrobiologia há 34 anos, foi nomeado membro titular na área de Ciências Agrárias. “Minha vida tem sido agitada. Às vezes sacrifico tempo com a minha família. Mas, para mim, essa titulação é realmente um grande prêmio e um reconhecimento ao trabalho de toda a minha vida científica, acadêmica e profissional”, conta.

Suas principais contribuições à Academia envolvem intensa pesquisa para quantificar a contribuição da FBN em diversas culturas, sob diversos sistemas agrícolas, com destaque para cana-de-açúcar e agroenergia, sempre aplicando técnicas isotópicas, além da participação em atividades científicas diversas, comissões e avaliações relacionadas às Ciências Agrárias e discussões sobre temas relevantes da agricultura.

Segundo iniciou sua carreira em 1974, com a graduação em Agronomia pela Universidad Nacional Agraria, no Peru. Depois fez mestrado em Solos e Fertilizantes, doutorado em Solo e Nutrição de Plantas e dois pós-doutorados também na área. Além das diversas pesquisas nos temas de fixação biológica de nitrogênio, sequestro de carbono, leguminosas e agroenergia, entre outros, também foi professor de diversas instituições, difundindo a aplicação de técnicas nucleares na pesquisa agrícola na África, na Ásia e em grande parte da América Latina – sempre com foco em estender a aplicação da ciência na agricultura a partir de novas tecnologias. Hoje, além de pesquisador da Embrapa Agrobiologia, é professor da pós-graduação em Agronomia e Fitotecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sempre com a preocupação de aumentar a qualidade de recursos humanos para a ciência, orientando estudantes em suas carreiras científicas.

Para ele, a avaliação feita pela ABC para sua nomeação ultrapassou o âmbito de suas pesquisas e publicações. Seu histórico de vida e a intensa dedicação aos estudos também contaram muito. “Eles consideram o que foi feito ao longo da vida no que se refere ao desenvolvimento científico. Minhas qualificações sempre foram muito boas, tendo recebido numerosos prêmios, graças a um grande esforço de estudo e trabalho em equipe. Tudo isso conta”, explica. “Eu sempre falo para os estudantes: se a gente quer fazer alguma coisa boa, relevante, tem que fazer esforço. No meu caso, foi quase uma devoção à pesquisa. Pesquiso não apenas por salário para viver, mas para buscar respostas para muitos dos problemas que temos que resolver na agricultura”, complementa.

Além de Segundo, outros dois pesquisadores da Embrapa Agrobiologia foram eleitos membros da Academia Brasileira de Ciências: Avílio Franco e Johanna Döbereiner – eleita vice-presidente da ABC em 1995. Nas palavras de Segundo, a Embrapa Agrobiologia tem a tradição de formação de pesquisa de qualidade e isso contribuiu para sua trajetória. “Agradeço a toda a equipe de pesquisadores e servidores da Unidade, porque nada se faz sozinho. Absolutamente nada. Esse prêmio é um reflexo da minha história, para o qual todos contribuíram, e muito. Muito obrigado”, finaliza. 

Os novos membros titulares da ABC receberão seus diplomas em 2024, durante a reunião magna da Academia, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de maio no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, com o tema Inteligência artificial e ciências: oportunidades e riscos.

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

reconhecimentoacademia-brasileira-de-ciencias