05/01/24 |   Transferência de Tecnologia

Rota da Fruticultura, da RIDE, busca informações sobre oliveiras e frutas vermelhas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Luís Eduardo Antunes

Luís Eduardo Antunes - Intercâmbio teve como foco a avaliação de materiais trabalhados pela Unidade, bem como a obtenção de suporte técnico em apoio ao projeto Rota da Fruticultura da Ride-DF

Intercâmbio teve como foco a avaliação de materiais trabalhados pela Unidade, bem como a obtenção de suporte técnico em apoio ao projeto Rota da Fruticultura da Ride-DF

De 2 e 4 de janeiro, uma comitiva da Embrapa Cerrados (DF), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) esteve na Embrapa Clima Temperado (RS) para conhecer as atividades de pesquisa ligadas a culturas como oliveira, morango, amora-preta e mirtilo. O objetivo também foi visitar empreendimentos e conhecer experiência de produção na Região.

O intercâmbio teve como foco a avaliação de materiais trabalhados pela Unidade, bem como a obtenção de suporte técnico em apoio ao projeto Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). A iniciativa, coordenada pela Codevasf, busca criar um novo polo de produção de frutas vermelhas (morango, mirtilo, amora e framboesa, principalmente) na Ride-DF, envolvendo pequenos produtores.

 

Roteiro técnico

A agenda teve início com reunião, na tarde do dia 2, com o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior; o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia (TT), Leonardo Dutra; e os pesquisadores Luís Eduardo Antunes e Rogério Oliveira Jorge. Integraram a comitiva o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto; o analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf e coordenador da Rota, Luiz Curado; o analista de Desenvolvimento Regional da Codevasf lotado na Seagri-DF, Frederico Calazans; e Fernando Pires, da coordenação central da Rota.

Foram discutidos os trabalhos conjuntos em fruticultura entre a Unidade e a Embrapa Cerrados e apresentadas algumas iniciativas da pesquisa local, com destaque para avaliações de cultivo nas Regiões Centro-Oeste e Nordeste do País. Sobre o trabalho da pesquisa, Sebastião reforçou a necessidade de aproximar os programas de melhoramento genético das Unidades. “A fruticultura é base para a agricultura familiar e para a geração de riqueza. E a oportunidade, no momento, é muito boa”, afirmou. 

Waldyr, por sua vez, colocou a Unidade à disposição, mencionou iniciativas como o Projeto Quintais e junto à cadeia do pêssego regional e ainda sugeriu ampliar a experimentação para outros produtos, como pêssego, maçã, nectarina, pera e figo. “Para apresentar a diversidade que temos”, completou.

 

Visitas técnicas

Na manhã de quarta-feira (3), o grupo esteve na Fazenda Sabiá da Vigia, em Encruzilhada do Sul (RS), para visita a olivais, parreirais e lagar de extração de azeites. À tarde, o roteiro teve continuidade em produtores assentados de amora-preta, com visita a instalações para processamento de frutas da Associação de Fruticultores de Encruzilhada do Sul (Afrutes). A visita teve fim na quinta-feira pela manhã, na empresa Vitamilo e em produtor de Pelotas (RS), com foco na produção de mirtilo e de morango. Ainda houve momento para degustação do morango BRS DC25 (Fênix) e de sucos de amoras-pretas e mirtilos.

 

Mais sobre a Rota da Fruticultura da Ride-DF

Com ações desde 2021, a Rota da Fruticultura da Ride-DF visa o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar por meio do incentivo à produção e à comercialização das berries (frutas vermelhas, em português) na Região Centro-Oeste do País. Mas o trabalho também contempla produtos como açaí, jabuticaba, cacau, avocado, goiaba, mamão e maracujá, além de frutas do Cerrado, de maneira a estimular a diversificação produtiva na Região.

Atualmente, a iniciativa está em sua terceira fase, que contempla a entrega de mudas de açaí, a capacitação de técnicos e produtores para a produção de açaí e mirtilo, e a captação de recursos para construção de uma central de comercialização e distribuição. A ideia é organizar o setor para abastecimento do mercado interno e externo, com foco no desenvolvimento econômico regional.

A Rota da Fruticultura da Ride-DF faz parte das Rotas de Integração Nacional, estratégia do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), sendo coordenada pela Codevasf. As ações ainda contam com apoio da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/Mapa), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Embrapa e da Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural. 

Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8206

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

morangoamora-pretamirtilorota-da-fruticultura