12/01/24 |   Melhoramento genético  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Vivências e experiências: Embrapa abre inscrições para visita técnica ao Peru

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Https://www.embrapa.br/hortalicas/visita-tecnica-peru. Esse é o endereço para o acesso às informações, que incluem o link para as inscrições para interessados em participar da visita técnica ao Peru, programada para o período de 22 a 27 de abril de 2024, com visitas às cidades de Lima, Cusco e Machu Picchu no roteiro.

Uma realização conjunta da Embrapa Hortaliças, da Associação Brasileira de Horticultura (ABH) e o Centro Internacional de La Papa (CIP) do Peru, a viagem tem como público-alvo profissionais envolvidos com a cadeia produtiva de hortaliças, a exemplo de produtores, extensionistas, pesquisadores, professores, empresários e demais interessados nos processos de pesquisa, extensão rural e canais de comercialização, entre outros temas de interesse que fazem parte da programação.

Coordenada pelo pesquisador Warley Nascimento, chefe-geral da Embrapa Hortaliças, a visita técnica visa oportunizar a interação dos participantes com profissionais peruanos, com foco no intercâmbio de conhecimentos relacionados a tecnologias aplicáveis aos trabalhos desenvolvidos no Brasil e Peru, além de fortalecer as parcerias com vistas a ações partilhadas de pesquisa e desenvolvimento e/ou em projetos de cooperação técnica (PCT) entre os dois países.

“Temos procurado conhecer experiências exitosas de outros países relacionadas à novas tecnologias, e a escolha do Peru tem a ver com o fato de o país encontrar-se numa posição bastante interessante na produção de frutas e hortaliças, com crescimento exponencial na exportação de algumas culturas específicas, a exemplo do avocato, mirtilo e aspargo, além de constituir-se como templo de inovações gastronômicas – os chefs de cozinha peruanos estão entre os mais renomados do mundo”, registra Nascimento.

CIP

O histórico de parcerias entre a Embrapa Hortaliças e o CIP vem de longa data, notadamente com relação à importação de germoplasma, principalmente de batata-doce. “Graças ao material genético produzido no Peru, temos a cultivar Beauregard, de origem estadunidense, e que foi disponibilizada pelo CIP”, atesta o pesquisador Alexandre Melo, que vem atuando nas pesquisas relativas ao Banco Ativo de Germoplasma (BAG) do CIP. Sobre a cultivar, ver mais em https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/7172/batata-doce-beauregard.

Como destaque recente, o pesquisador aponta a cultivar a CIP BRS Nuti, que leva a assinatura do CIP no seu material genético: “O CIP fez o cruzamento dos clones e a Embrapa hortaliças prosseguiu com o trabalho relativo à validação e identificação do melhor material para o cultivo, resultando numa das cultivares mais plantadas no Brasil, notadamente na região  Norte”.

 

Anelise Macedo (MTB 2749 DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

embrapa-hortalicasbatata-docebatatacursos-e-eventosvisita-tecnica-peru