18/01/24 |   Transferência de Tecnologia

Hortaliças reforçam grupo de cultivares presentes no Show Rural Coopavel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gislene Alencar

Gislene Alencar -

A Embrapa Hortaliças é uma das onze Unidades de Pesquisa da Embrapa que estarão presentes na 36ª edição do Show Rural Coopavel, que acontece no município de Cascavel, Paraná, entre os dias 05 a 09 de fevereiro de 2024. O evento, apontado como a maior feira do agronegócio da América Latina, abre a temporada de feiras e exposições programadas para o ano em curso.

Presente desde a primeira edição em 1989, a presença da Embrapa no Coopavel reflete a importância crescente da presença da empresa ao longo dos anos, representada pelo aumento dos espaços para a exposição de tecnologias desenvolvidas pelas Unidades. A exemplo de anos mais recentes, a participação da Embrapa seguirá ocorrendo em três locais: Casa da Embrapa, Vitrine de Tecnologias e Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel”.

Nessa composição, a Embrapa Hortaliças compartilha a Vitrine Tecnológica de Agroecologia com outras unidades – Algodão, Soja, Arroz e Feijão, Milho e Sorgo, Clima Temperado e Mandioca e Fruticultura - apresentando cultivares de alface, batata-doce, berinjela, cenoura, pimenta, tomate e grão-de-bico.

De acordo com o pesquisador Lineu Alberto Domit, vale destacar a parceria entre as Unidades Hortaliças e Clima Temperado no desenvolvimento e na condução das parcelas demonstrativas de sete cultivares de batata-doce. “Além das duas Unidades, os trabalhos também contaram com a expertise do IDR-Paraná - na condução e implantação das demais espécies demonstradas – e com a atuação da empresa Agrocinco, no fornecimento de sementes”, registra Domit.

Em tempo: além da exposição de cultivares de hortaliças, o espaço também contará com uma área de degustação onde foi incluída pasta de grão-de-bico da cultivar Cícero. Apresentado pela Embrapa Hortaliças em 2002, quando a totalidade do grão-de-bico consumido no Brasil era importada, o seu lançamento teve como um dos objetivos introduzir a produção desse grão no território brasileiro, com vistas à redução das importações. 

Cultivares de hortaliças no Show rural Coopavel 2024

Alface BRS Leila

A BRS Leila é uma cultivar híbrida de alface do tipo crespa, com tolerância ao florescimento precoce (pendoamento), característica que aumenta a sustentabilidade do cultivo dessa cultura em regiões tropicais. A cultivar apresenta ainda ampla adaptação aos diferentes sistemas de produção, podendo ser cultivada tanto em campo aberto como em cultivo protegido. Quando cultivada dentro dos espaçamentos preconizados, a cultivar produz pés com peso variando entre 700 e 800g. Em regiões de clima mais quente, o seu ciclo é de 35 dias e, em locais de clima mais ameno, de 45 dias. Mais informações neste link
 
Batata-doce de polpa roxa BRS Anembé

A cultivar de batata-doce BRS Anembé possui raízes com formato ovalado, com pele de cor vermelho-arroxeado e polpa de coloração roxa. Ela destaca-se pelo teor de antocianinas totais de 184,8 mg/g, que é semelhante aos valores expressos em frutas de cor arroxeada como mirtilo, açaí e amora-preta. A produtividade da cultivar atinge o valor médio de 42,8 t/ha, superando em quase três vezes a média nacional de 14,5 t/ha. O ciclo de produção, do plantio até a colheita, varia de 130 a 140 dias. Mais informações neste link

Batata-doce de polpa roxa BRS Cotinga

A batata-doce BRS Cotinga é uma cultivar de casca e polpa de coloração arroxeada intensa com ampla adaptabilidade a ambientes de cultivo e alta estabilidade de produção. Ela apresenta teor de antocianinas totais de aproximadamente 154 mg/g, semelhante a frutas de cor arroxeada (mirtilo, açaí e amora-preta). A produtividade média da cultivar, em diferentes ambientes, atinge 45 t/ha, sendo mais que o triplo que a média nacional de 14,5 t/ha. Seu ciclo varia de 130 a 140 dias, e o plantio pode ser realizado durante o ano todo nas regiões recomendadas, com exceção de plantio no inverno na região Sul. Mais informações neste link

Batata-doce de polpa alaranjada CIP BRS Nuti

A batata-doce CIP BRS Nuti é uma cultivar de casca rosada e polpa alaranjada com alta estabilidade de produção. Possui alto teor de betacaroteno (150 mg/kg). A produtividade média nas diferentes regiões testadas foi de 40,5 t/ha. Seu ciclo de produção varia de 150 a 180 dias, com plantio o ano todo nas regiões recomendadas, com exceção de plantio no inverno na região Sul. Mais informações neste link

Batata-doce Beauregard

O principal diferencial da cultivar Beauregard em relação a outros materiais de batata-doce é sua polpa fortemente alaranjada, um indicativo do elevado teor de betacaroteno. O teor de betacaroteno pode chegar a 115 mg/kg de raiz, por isso, ela é considerada uma batata-doce biofortificada. O rendimento da cultivar Beauregard varia entre 23 e 29 toneladas por hectare e o ciclo de produção é de 120 a 150 dias. O plantio pode ser realizado em qualquer época do ano, em todo o território nacional, exceto nos locais e períodos em que a temperatura mínima for inferior a 15 °C.Mais informações neste link

Batata-doce BRS Amélia: bioforticada, rica em pró-vitamina A
A BRS Amélia tem qualidades nutricionais diferenciadas. É rica em provitamina A, sendo fonte de proteínas e antocianinas e de energia, devido aos altos teores de amido e glicose. Apresenta formato elíptico longo, casca de coloração rosa claro com pigmentação também rosada, tendo grande aceitação do consumidor por seu sabor característico e polpa alaranjada. A produtividade média é de 32 toneladas por hectare, quatro vezes superior à média nacional. Tem como principais características o fácil cultivo, exigindo pouca mão-de-obra e adaptando-se a vários tipos de solos e climas. Além da utilização da raiz na alimentação humana, a batata-doce BRS Amélia pode ter seu aproveitamento integral (raiz e parte aérea) na alimentação humana e animal (bovinos, suínos, aves e peixes). Mais informações nesse link.

Batata-doce BRS Rubissol
A BRS Rubissol apresenta plantas vigorosas, casca de cor púrpura intensa (vermelho-rubi) e polpa de cor creme, tendendo ao amarelo. Muito produtiva, supera em muito as médias de produção nacional e a do Rio Grande do Sul. A produtividade média é de 40 toneladas por hectare, cinco vezes maior que a média nacional. As batatas apresentam boa uniformidade, forma redondo-elíptica com dimensões aproximadas de 10 cm por 18 cm. O período de cultivo varia entre 120 e 140 dias. Possui excelentes características para consumo de mesa e também pode ser utilizada no processamento industrial. É muito doce e com textura farinhenta após cozida ou assada. Mais informações esse link.

Batata-doce BRS Cuia
A BRS Cuia apresenta plantas vigorosas, casca e polpa creme, mas em tonalidades diferentes. A produtividade média é de 40 toneladas por hectare, cinco vezes maior que a média nacional. É excelente para o consumo doméstico, mas devido ao tamanho relativamente grande das batatas, mostra boa adequação ao processo industrial, podendo ser utilizada na produção de etanol e álcool medicinal. As batatas apresentam boa uniformidade, forma arredondada com dimensões aproximadas de 15 cm por 20 cm. O período de cultivo varia entre 120 e 140 dias. Mais informações esse link.

Berinjela Ciça

A berinjela Ciça é um híbrido que veio suprir uma lacuna de mercado de uma cultivar com excelente padrão comercial, boa adaptação a variações climáticas, uniformidade do fruto e planta com boa conservação pós-colheita. A berinjela Ciça tem um elevado potencial produtivo, de aproximadamente 120 t/ha, com excelente qualidade comercial. Os frutos podem ser colhidos em 60 dias após o transplantio. Indicada para o cultivo em todas as regiões, com exceção dos locais onde ocorrem geadas, a berinjela Ciça pode ser plantada durante o ano todo. Mais informações neste link.

Cenoura BRS Paranoá

A cenoura BRS Paranoá é a primeira cultivar nacional desenvolvida e validada exclusivamente para sistemas orgânicos de produção. BRS Paranoá é uma cultivar de verão, de polinização aberta, indicada para plantio entre outubro e março em todas as regiões produtoras de cenoura do Brasil. A colheita se inicia 90 dias após a semeadura e se estende até 120 dias.  Nos ensaios de validação com outras cultivares comerciais em sistema orgânico, a produtividade ultrapassou 31 t/ha e, no sistema convencional superou 40 t/ha. Mais informações neste link.

Pimenta habanero BRS Araçari

A BRS Araçari é uma cultivar de pimenta Habanero (Capsicum chinense) de polinização aberta cujo diferencial é fruto de coloração amarela com potencial para atender a demanda por frutos frescos e nichos de mercado voltados para produtos diferenciados à base de pimentas, como molhos, geleias, chutneys, mostardas, patês e outros. A cultivar é adaptada ao
cultivo protegido, apresentando plantas de maior porte, número de frutos por planta e produtividade. O processo de maturação dos frutos inicia 78 dias após o transplantio das mudas para o campo. A colheita se estende por três meses, e a produtividade média é de 13 t/ha em cultivo em campo aberto (inverno ou verão) e de 36 t/ha em cultivo protegido. Mais informações no link.  

Pimenta BRS Moema

A pimenta BRS Moema (Capsicum chinense) é uma cultivar pertencente ao grupo varietal conhecido como “biquinho”. Esta cultivar apresenta alta produtividade, uniformidade de plantas e frutos sem ardume, ou seja, sem picância ou pungência. Ela possui qualidade tanto para o mercado de frutos frescos quanto para o processamento de conservas para aperitivos e geleias, uma vez que seus frutos são aromáticos, crocantes, saborosos e atendem àqueles consumidores que não consomem pimentas ardidas. A cultivar também pode ser utilizada como pimenta ornamental. A cultivar produz em média 20 t/ha de frutos maduros, em 6 meses de colheita, utilizando o espaçamento de 1,20 m x 0,80 m, com uma população de aproximadamente 10.000 plantas/ha.
Mais informações no link

Pimenta BRS Tui 

A pimenta BRS Tui é indicada para plantio em todo o território nacional, sendo exigente em calor, sensível a baixas temperaturas e intolerante a geadas. Em regiões mais frias, deve ser cultivada a campo preferencialmente nos meses de altas temperaturas, que favorecem a germinação das sementes, o desenvolvimento da planta e a frutificação. Com frutos aromáticos, doces e crocantes, a pimenta BRS Tui apresenta dupla aptidão, podendo ser destinada ao processamento industrial na forma de conservas, geleias, azeites e vinagres aromatizados, bem como ao mercado de frutos frescos. A colheita dos frutos maduros tem início cerca de 90 dias após o transplantio das mudas para o campo. A BRS Tui produz em média 30 t/ha de frutos nas condições da região Centro-Oeste do Brasil, em seis meses de colheita, cultivadas em espaçamento de 1,2 m entre linhas x 0,35 m entre plantas, com uma população de 23 mil plantas/ha. Mais informações neste link.  

Tomate BRS Nagai 

A cultivar de tomate BRS Nagai é um híbrido do tipo saladete indicado para cultivo em todas as regiões produtoras do país, em campo aberto ou em ambiente protegido. As características dessa cultivar ajudam a minimizar a dependência por agrotóxicos e garantem maior sustentabilidade do cultivo de tomate nas condições brasileiras. Ao plantar o tomate BRS Nagai, o agricultor reduz custos de produção em virtude da menor necessidade de aplicações de agrotóxicos e da baixa demanda do híbrido por adubação nitrogenada.  A planta tem rápido desenvolvimento inicial, com a primeira floração ocorrendo próxima ao nível do solo, o que eleva a produtividade e aumenta o período de colheita. O potencial produtivo desse híbrido pode alcançar 11 kg/planta.
Mais informações neste link

Tomate BRS Zamir

A cultivar de tomate BRS Zamir é um híbrido do segmento grape para consumo fresco, cujo destaque é seu elevado teor de licopeno, uma substância antioxidante que combate os radicais livres no organismo. A cultivar é indicada para todas as regiões produtoras, em cultivo protegido ou em campo aberto no período seco. O hábito de crescimento é indeterminado, sendo indicado para cultivo estaqueado, e o início da colheita ocorre 80 dias após o transplantio. Em cultivo protegido, o tomate BRS Zamir apresenta potencial produtivo na faixa de 6 a 8 kg de frutos por planta. Mais informações neste link.

Tomate BRS Imigrante 

A cultivar BRS Imigrante é um híbrido longa vida estrutural, do tipo salada com hábito de crescimento semideterminado (meia-estaca), apresentando rusticidade e excelente cobertura foliar. Os frutos são firmes, de coloração externa vermelha escura e brilhante, e teor de sólidos solúveis em torno de 4,5º Brix. De ciclo médio, a colheita inicia cerca de 80 dias após o transplante, com potencial produtivo de até 12 kg/planta. Mais informações neste link.

Tomate BRS Couto

A cultivar de tomate BRS Couto é um híbrido longa vida estrutural - o que representa maior firmeza do pericarpo do fruto - do tipo minisaladete ou mini-italiano com hábito de crescimento indeterminado e com excelente cobertura foliar. Os frutos maduros são adocicados e apresentam coloração vermelha intensa, sendo ricos em licopeno, carotenóide que confere essa cor típica do tomate. O BRS Couto pode ser cultivado em campo aberto e em cultivo protegido, sendo que a colheita ocorre em torno de 80 dias após o transplantio. A produtividade média do tomate BRS Couto é de 8 kg por planta, podendo atingir 85 t/ha. Mais informações neste link.

Grão de Bico Cícero

O grão-de-bico Cícero adapta-se bem às condições edafoclimáticas do Planalto Central do Brasil. Nessa região, a cultura desenvolve-se bem no período seco de inverno, em locais de maiores altitudes, necessitando de irrigação suplementar, embora não seja muito exigente em água. É uma cultura totalmente mecanizada, apresentando rendimentos de 1.600 e 2.700 kg/ha, respectivamente, com ciclo médio de 110 dias. Mais informações nesse link.

Grão de Bico BRS Aleppo

O grão-de-bico BRS Aleppo é indicado para cultivo na estação seca, com semeio no período de fevereiro a abril na região do cerrado do Distrito Federal e de Goiás, locais em que foi amplamente testado em áreas de cultivo irrigado com altitudes superiores a 800 metros. A produtividade variou de 2.506 a 3.515 kg/ha durante os quatro anos de teste. A cultivar apresenta elevados níveis de tolerância a um complexo de fungos de solo. Apresenta aptidão industrial para uso em conservas e também para consumo seco. Mais informações nesse link.
 

Grão de Bico BRS Kalifa

O grão-de-bico BRS Kalifa foi selecionado no banco de germoplasma da Embrapa Hortaliças por apresentar, dentre outros aspectos, atributos na estrutura foliar que lhe conferem efeito supressivo sobre lagartas pequenas (neonatas) dos lepidópteros Helicoverpa armigera e Chloridea virescens. Apresenta ainda tolerância ao nematoide-das-galhas, e reduz os níveis populacionais do nematoide-do-cisto-da-soja raça 5, reduzindo o impacto ambiental e econômico em áreas produtivas infestadas por essas pragas e doenças. É indicada para o cultivo na estação seca, com semeio de fevereiro a março. No cultivo irrigado, a semeadura deve ocorrer de abril a maio em áreas com altitudes superiores a 600 metros. Ela também é indicada para o plantio em safrinha (sequeiro) por apresentar maior precocidade. A cultivar é altamente produtiva, podendo atingir 2.500 kg/ha em áreas irrigadas e 2.000 kg/ha em sequeiro. O ciclo médio de produção é de 140 dias, da emergência à maturação. Mais informações nesse link.

Anelise Macedo (MTB 2749 DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

hortalicaseventoeventoscursos-e-eventosembrapahortalicasshowrural2024coopavel