18/01/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Pesquisadora debate extrativismo de babaçu em livro sobre florestas e cidadania

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foi publicado o livro "Florestas para pessoas: garantia de direitos e de cidadania com sustentabilidade na Amazônia", organizado por César Tenório e Oriana Almeida, e do qual a pesquisadora da Embrapa Cocais Vera Maria Gouveia participa como coautora do capítulo intitulado “Estudo prospectivo: demanda de pesquisa e transferência de tecnologia com extrativismo do babaçu e com projetos de assentamentos ambientalmente sustentáveis no Maranhão”. Assinam também a pesquisa os especialistas João Flávio Bomfim Gomes, da Embrapa, e Anida Claudia Dominici Soares e Hulda Rocha e Silva, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra.

A publicação tem grande importância no contexto atual da Amazônia. Em tempos de mudança climática, de grande pressão sobre os recursos florestais e de busca por uma bioeconomia com sustentabilidade, é importante conhecer experiências e visões, baseadas nas realidades socioeconômica e ambiental, assim como mostrar a relevância das florestas para ampliar a visão e consciência dos tomadores de decisão sobre a importância da manutenção da floresta em pé, base para uma produção justa, equitativa e constante em prol da qualidade de vida no presente das comunidades e do futuro das gerações vindouras.

Para a pesquisadora Vera Gouveia, o "Florestas para Pessoas" traz um tema importante para ser lido, discutido e o conteúdo internalizado, ao ponto de colaborar com a pesquisa socioambiental, a melhoria do bem viver das comunidades rurais, o fomento de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, e a contribuição para políticas públicas e mudanças de paradigmas locais.

“No Maranhão, há quatorze projetos de assentamentos ambientalmente diferenciados e quatro reservas extrativistas localizados nos biomas Amazônia e Cerrado. O estudo teve o objetivo de prospectar informações sobre os assentamentos ambientalmente diferenciados no Maranhão, principalmente as direcionadas à identificação e priorização de oportunidades e as ligadas à pesquisa sobre o extrativismo do babaçu e gestão comunitária de recursos naturais no ambiente rural”.

O livro possui 4 seções com 15 capítulos, totalizando 518 páginas, publicado em formato de e-book e disponível gratuitamente pelo site: http://gaptaufpa.blogspot.com/2023/05/ebook-gratuito-disponivel-para-download.html?m=1 ou pode ser adquirido de forma impressa pelo site do clube dos autores: https://clubedeautores.com.br/livro/florestas-para-pessoas. No site da Embrapa Cocais também está disponível o capítulo do qual a pesquisadora Vera Gouveia é coautora. Para acessar diretamente esse conteúdo, clique aqui.

Saiba mais - O babaçu representa um expressivo recurso do extrativismo vegetal no Maranhão. No contexto nacional, é o principal estado produtor de amêndoas de babaçu. As formações com babaçu recobrem a quase totalidade dos municípios do estado e estão inseridas em grande parte no bioma Cerrado, mas também abrange diversos municípios do bioma Amazônia, o que demostra a importância deste extrativismo para a população rural maranhense.

 

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Cocais

Contatos para a imprensa

Telefone: 98 3878-2241

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

quebradeiramulheres-rurais