19/01/24 |

Discussão no BBB gera debate sobre bancos de sementes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Cláudio Bezerra

Cláudio Bezerra - O Brasil tem o quinto maior banco de conservação de sementes em longo prazo do mundo: a Colbase

O Brasil tem o quinto maior banco de conservação de sementes em longo prazo do mundo: a Colbase

A conservação de espécies vegetais, animais e microrganismos no Banco Genético da Embrapa (BGE) ganhou destaque neste mês de janeiro por conta de um motivo inusitado: uma discussão logo no início da 24ª edição do Big Brother Brasil, o reality show mais famoso da televisão brasileira.

O “alvoroço” nas redes sociais começou depois que o participante Lucas Luigi conversou sobre o banco de sementes da Suíça com a colega Yasmim Brunet. O fato de Lucas ter conhecimento sobre o tema, dado como “avançado”, chocou a influencer, que respondeu com um “ar de riso”, segundo o brother. 

A repercussão foi tanta, que no dia 12 de janeiro, para esclarecer sobre o tema, o site do Globo Rural republicou uma matéria na qual ouviu dois pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF): Marília Burle e Juliano Pádua, este último supervisor do BGE e curador da Coleção de base de germoplasma-semente (Colbase).

 

“Arcas de Noé”

O banco suíço citado por Luigi no BBB24 é da Universidade de Zurique. O projeto idealizado pelo pesquisador Gregory Jäggli foca em plantas citadas na lista de espécies ameaçadas de extinção da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza).

Mas a matéria do Globo Rural trouxe informações também sobre o maior banco de sementes do mundo, que fica em Svalbard, na Noruega, e também é chamado de “Arca de Noé”. O cofre fica localizado em uma região remota próxima ao Polo Norte, em um túnel de 125 metros, dentro de uma montanha. O local é aberto apenas três vezes ao ano. 

A escolha do Polo Norte como sede para o Banco de Sementes de Svalbard tem o objetivo de garantir que – em caso de guerras ou desastres, em que falte energia elétrica no mundo todo – as sementes sejam refrigeradas naturalmente.

“O material lá duraria mais do que em um banco aqui, com um verão quente. A ideia é de um backup mesmo, pensando em uma catástrofe mundial”, afirmou Marília Burle ao Globo Rural.

A reportagem destacou que em 2022 o Brasil mandou materiais de várias espécies. “Trezentas e setenta amostras foram levadas ao local para armazenamento: milho (143 variedades), caju (6), maracujá (13), forrageiras (186) e soja (22)”, destacou a matéria (faça aqui um tour virtual pelo  Banco de Sementes de Svalbard).

“Esse é um trabalho que começa com nossa geração e se prolongará para nossos descendentes. Além disso, a humanidade continuará a depender de recursos genéticos para sobreviver”, explicou o pesquisador Juliano Padua à reportagem, que também destacou o fato de o Brasil ter o quinto maior banco de conservação de sementes em longo prazo do mundo, no caso a Colbase.

 

Estrutura de ponta

Inaugurado em 2014, o Banco Genético da Embrapa abriga um conjunto de coleções de recursos genéticos animais, vegetais e de microrganismos, conservando milhares de espécies nativas e exóticas de importância para a agricultura e a alimentação.

O prédio possui câmaras frias para conservação de sementes (-18°C), câmaras para conservação in vitro (10° e 20°C), tanques para criopreservação de estruturas vegetais, tecidos e células animais e de microrganismos (-196°C), sala climatizada para conservação de germoplasma de microrganismos liofilizados (25°C) e ultrafreezers para o armazenamento das coleções de DNA animal, vegetal e de microrganismos (-80°C).

Na terça-feira (16/01), a pesquisadora Aluana Gonçalves de Abreu recebeu uma equipe de reportagem no Banco Genético da Embrapa. Além de conhecer as instalações, o repórter Marcos Naiton e o cinegrafista Isaque Neves vieram saber qual a relação entre o BGE e o famoso Banco de Sementes de Svalbard, para uma série de reportagens especiais que irá ao ar no telejornal SBT Brasil.

Os dois conheceram todo o processo de guarda das sementes, desde a chegada, até a secagem, identificação, catalogação e armazenamento final, a -20°C. A pesquisadora explicou à equipe de reportagem que a Unidade está preparando uma nova remessa de sementes para Svalbard, o que deve ocorrer em julho, para ingressar no cofre na abertura de outubro de 2024. 

“Todos os anos, no mês de dezembro, os responsáveis por Svalbard mandam um e-mail para os bancos genéticos parceiros, solicitando informações sobre se haverá depósito de sementes no ano seguinte, e para qual das três aberturas a remessa deve chegar. É assim que o trabalho é coordenado ao redor do mundo”, explicou Aluana ao repórter. 

Eduardo Pinho (MTb/GO - 1073)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4770

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/