19/01/24 |   Melhoramento genético

Pesquisadora da Embrapa é homenageada pela Associação de Produtores de Frutas de Pinto Bandeira (RS)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - A entrega foi feita pelo professor da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Gilmar Marodin e pela presidente da Asprofruta, Rubiane Rubbo

A entrega foi feita pelo professor da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Gilmar Marodin e pela presidente da Asprofruta, Rubiane Rubbo

A pesquisadora da Embrapa Clima Temperado (RS) Maria do Carmo Raseira foi homenageada durante o 4º Encontro Estadual de Frutas de Caroço, realizado no Salão Paroquial de Pinto Bandeira (RS). O reconhecimento foi concedido pela Associação dos Produtores de Frutas do município (Asprofruta) por sua dedicação e contribuições ao melhoramento genético de frutas de caroço em âmbito estadual e nacional. 

A entrega da homenagem foi realizada no dia 12 de janeiro, pelo professor da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Gilmar Marodin e pela presidente da Asprofruta, Rubiane Rubbo, após palestra da pesquisadora sobre “Melhoramento genético e novas cultivares de frutas de caroço da Embrapa”. “Quero dividir essa homenagem com todos os que têm colaborado conosco”, disse Maria, emocionada.


Sobre a pesquisadora

Maria do Carmo possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1968), mestrado em Horticulture pela University Of Arkansas (1973) e doutorado em Plant Science, também pela University Of Arkansas (1985). De 1968 a 1973, trabalhou na Estação Experimental de Pelotas, do Ministério da Agricultura, até integrar a Embrapa. Desde 1974 atua como pesquisadora da Empresa, com ênfase em melhoramento vegetal, principalmente de frutas de caroço, como pessegueiro, ameixeira e nectarineira; e de pequenas frutas, como amora-preta e mirtilo. 

Ao longo de sua trajetória, participou do desenvolvimento e lançamento de 100% das cultivares de pessegueiro do tipo conserva utilizadas atualmente pelas indústrias e entre 90 e 95% das cultivares para consumo fresco. Esses materiais possibilitaram ampliar a janela de produção e de comercialização nas regiões produtoras, bem como viabilizar o cultivo de frutas de caroço em novas regiões.

Atualmente, a pesquisadora é líder de projetos de melhoramento genético e curadora dos Bancos Ativos de Germoplasma (BAG) de prunóideas. Além disso, contribuiu com a formação de inúmeros profissionais da área, tendo sido orientadora nos cursos de pós-graduação de Fruticultura de Clima Temperado e de Melhoramento Genético Vegetal da UFPel.


Ao todo, conquistou doze distinções e reconhecimentos. Em 1989, recebeu o prêmio Frederico de Menezes Veiga e, mais recentemente, em 2023, o prêmio Ernesto Paterniani, concedido pela primeira vez a uma mulher e que reconhece profissionais que trabalham com o melhoramento de plantas.


Encontro Estadual de Frutas de Caroço

Realizado paralelamente à 6ª Festa do Pêssego de Pinto Bandeira, o evento reúne profissionais de ensino, pesquisa, assistência e extensão rural, estudantes, agricultores e instituições e empresas públicas e privadas para debater informações recentes sobre manejo e cultivo de fruticultura de caroço. O foco dos debates são as culturas do pessegueiro, da nectarina e da ameixeira. 

Além do lançamento de três cultivares de nectarineiras pela Embrapa, o evento contou com palestras técnicas sobre adubação, manejo do piolho-de-são-josé, manejo de frutas de caroço em climas subtropicais, novos manejos de condução e novos porta-enxertos. Neste ano, compareceram cerca de 300 pessoas. A realização é da Asprofruta, com apoio de diversas instituições, incluindo a Embrapa.

Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8206

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

pessegopessegueirofrutas-de-caroco