23/01/24 |   Melhoramento genético

Embrapa lança três cultivares de nectarineira durante Encontro Estadual de Frutas de Caroço

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Pesquisadora Maria do Carmo Raseira palestrou sobre o melhoramento de frutas de caroço e apresentou as novas cultivares de nectarineiras

Pesquisadora Maria do Carmo Raseira palestrou sobre o melhoramento de frutas de caroço e apresentou as novas cultivares de nectarineiras

A Embrapa lançou três novas cultivares de nectarinas durante o 4º Encontro Estadual de Frutas de Caroço, realizado no município de Pinto Bandeira (RS) - maior produtor de pêssego de mesa do Rio Grande do Sul. Durante o evento, a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado (RS) e líder do Programa de Melhoramento Genético de Frutas de Caroço, Maria do Carmo Raseira, ainda palestrou sobre “Melhoramento genético e novas cultivares de frutas de caroço da Embrapa”.

As três novas cultivares - BRS CathyBRS Dani e BRS Janita - são destinadas ao mercado de frutas in natura, apresentam baixa necessidade de frio e possuem ciclos que se complementam, o que permite colheita que vai do fim de outubro ao fim de dezembro. Quatro viveiristas já foram licenciados para multiplicação das mesmas, que devem estar disponíveis para plantio aos produtores a partir de 2025.

O lançamento ocorreu no dia 12 de janeiro e foi marcado pelo pronunciamento do chefe-adjunto substituto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Clima Temperado, Sérgio Bender, que destacou a importância da Embrapa atuar junto ao setor produtivo. Ele também ressaltou o longo histórico do trabalho de melhoramento e reconheceu o papel da pesquisadora. “Esse momento é muito importante para valorizar o que a Embrapa faz. Espero que vocês consigam colher os melhores resultados deste evento”, disse.


O programa de melhoramento de frutas de caroço

Durante palestra sobre o trabalho de melhoramento genético de frutas de caroço realizado pela Embrapa, Maria do Carmo traçou um histórico do cultivo do pêssego no País, bem como do desenvolvimento de novas cultivares realizado em Pelotas (RS), que completou 60 anos ininterruptos em 2022. A pesquisadora ainda indicou os principais resultados e destacou a importância das parcerias, principalmente com os produtores, para identificar as principais necessidades do mercado. “Não teríamos chegado onde chegamos sem colaboração”, afirmou.

Com relação ao futuro, Maria afirmou que a expectativa para os próximos dois anos é de lançamento de duas a quatro novas variedades de pêssego de mesa, de duas para conserva, de três nectarineiras e de duas ameixeiras. Nos últimos quinze anos, o trabalho disponibilizou ao setor produtivo oito variedades de pêssego de mesa, cinco de conserva e uma nectarineira (além das três lançadas no evento). Por fim, ela ainda detalhou os aspectos técnicos das novas cultivares de nectarinas. A palestra foi mediada pela presidente da Associação dos Produtores de Frutas de Pinto Bandeira (Asprofruta), Rubiane Rubbo, entidade que promoveu o evento.


Participação da Embrapa no Encontro

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho (RS), Rodrigo Monteiro, representou a Embrapa na abertura do evento e também ressaltou a importância das parcerias para a entrega de resultados importantes ao setor. "Momentos como o de hoje, em que é possível trocar informações e experiências, gerando conhecimento com especialistas de diferentes segmentos e instituições, são fundamentais para fazer a diferença na rotina de trabalho de cada um, seja qual for a realidade. A Embrapa está à disposição para interagir com vocês, não só hoje, mas sempre que precisarem. Nosso trabalho é pesquisar com e para o setor produtivo", afirmou. 

Ainda no turno da manhã, o pesquisador Marcos Botton moderou a palestra "Manejo do Piolho-de-São-José em frutíferas de clima temperado". Quem abordou o assunto foi o pesquisador em Entomologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) Alexandre Menezes-Netto. 

Por parte da Embrapa Clima Temperado, ainda compareceram ao evento o coordenador-técnico da Estação Experimental Canoinhas (EECan), Nelson Feldberg; e o pesquisador Newton Alex Mayer. Já da Embrapa Uva e Vinho, participaram o pesquisador César Girardi; o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Henrique Pessoa dos Santos; e o supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPT), Fábio Ribeiro. A relações públicas Silvana Buriol foi a mestre de cerimônias do evento.

 

Sobre o evento

Realizado paralelamente à 6ª Festa do Pêssego de Pinto Bandeira, o evento reúne profissionais de ensino, pesquisa, assistência e extensão rural, estudantes, agricultores e instituições e empresas públicas e privadas para debater informações recentes sobre manejo e cultivo de fruticultura de caroço. O foco dos debates são as culturas do pessegueiro, da nectarina e da ameixeira. 

Além do lançamento de três cultivares de nectarineiras pela Embrapa e da programação já mencionada, o evento contou com palestras técnicas sobre adubação (Gustavo Brunetto - UFSM), manejo de frutas de caroço em climas subtropicais (Lourenço Nissen - Holantec), novos manejos de condução (Gianfranco Perazzolo - Giro Técnico Assistência Técnica) e novos porta-enxertos (Tiago Macedo - Agromillora Group). Neste ano, compareceram cerca de 300 pessoas. A realização é da Asprofruta, com apoio de diversas instituições, incluindo a Embrapa.

Com informações de Silvana Buriol.

Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8206

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

nectarinanectarineirafrutas-de-caroco