22/01/24 |   Agroecologia e produção orgânica

Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão apresenta ciência e sustentabilidade em dia de campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: imagem - Fabio Noleto

imagem - Fabio Noleto -

A IX edição do Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão será realizada no próximo dia 23 de fevereiro, na sede da instituição, em Santo Antônio de Goiás (GO).

Esta é mais uma atividade da Fazendinha visando consolidar práticas de manejo em sistemas agroecológicos de produção de grãos voltados para a segurança e soberania alimentar.

O evento é uma oportunidade para agricultores familiares, extensionistas, estudantes e demais interessados em práticas agroecológicas em sistemas sustentáveis voltados para a produção de alimentos, a diversificação de culturas e preservação do meio ambiente. Na ocasião, serão discutidos a fertilidade do solo, controle mecanizado de plantas espontâneas, manejo integrado de pragas e doenças e recuperação de nascentes sob sistemas agroecológicos de produção.

Os participantes do evento serão recebidos pela chefia da Embrapa Arroz e Feijão e pelo pesquisador Agostinho Didonet, coordenador do Dia de Campo. Na programação haverá uma apresentação sobre a importância das atividades realizadas na Fazendinha Agroecológica para a mitigação de gases de efeito estufa e a implementação da Agenda 2030, com foco na agricultura sustentável e redução dos efeitos climáticos.

Logo a seguir, os participantes irão percorrer quatro estações: ‘Fertilidade do Solo’ - serão apresentados tópicos como adubação, plantas de cobertura, matéria orgânica e vegetal; ‘Controle Mecanizado de Plantas Espontâneas’ - serão demonstradas técnicas de controle e manejo de plantas espontâneas com o uso de um cultivador acionado por motocicleta; ‘Manejo Integrado de Pragas e Doenças’ – práticas de controle biológico, cultural e físico em sistemas agroecológicos de produção de grãos; por fim, será apresentado o programa ‘Ser Natureza’ pelo Ministério Público do Estado de Goiás MP-GO, Saneago e Emater – GO, que tem como objetivo a recuperação de nascentes em locais de abastecimento de água no Estado de Goiás, no qual será proposta a utilização de Sistemas Agroflorestais, junto com outras tecnologias de recuperação e preservação de nascentes que já são utilizadas no programa.

No evento, haverá a feirinha da Associação de Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região (Aproar), que reúne agricultores familiares, produtores agroecológicos de verduras, frutas, hortaliças e outros produtos.

O IX Dia de Campo Agroecológico é apoiado por várias organizações, incluindo a Aproar, a UFG, a Emater GO, a Saneago, o MP-GO, o Movimento Camponês Popular (MCP), a Associação Nacional de Fortalecimento da Agrobiodiversidade (Agrobio), a Associação dos Empregados da Embrapa (AEE-GO), o Sindicato dos Empregados de Pesquisa Agropecuária (Sinpaf-GO), dentre outros.

Para mais informações, entre em contato com Agostinho Didonet pelo email: agostinho.didonet@embrapa.br ou pelo telefone 3533-2204 – Setor de Transferência de Tecnologia.

Participe deste dia de aprendizado e troca de experiências!

Confira a seguir, a programação completa do Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hélio Magalhães ((DRT MG 4911)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: 3533-2236

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventoagronegocio