24/01/24 |

Especialista americana debate, na Embrapa, a doença do tronco da videira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marcus Almança

Marcus Almança - Videira com sintoma de doença de tronco

Videira com sintoma de doença de tronco

A renomada pesquisadora e ampelógrafa americana, Lucie Morton, co-fundadora do grupo internacional "Grapevine Trunk Disease" (Doenças de Tronco da Videira), apresentará palestra no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, na próxima quinta-feira, dia 25, às 15h. O evento é gratuito e aberto aos interessados, que podem realizar sua inscrição pelo e-mail: uva-e-vinho.eventos@embrapa.br. Destacamos que a palestra será ministrada em inglês.

Em sua palestra, intitulada "Doenças de Tronco: Um Desafio Mundial para uma Viticultura Sustentável", Lucie Morton compartilhará informações valiosas baseadas em mais de 50 anos de experiência no mundo da viticultura global.

Desde sua formação nos anos 70 em Montpellier (França), onde foi aluna do renomado professor Pierre Galet, até sua atuação como viticultora independente no estado da Virgínia (Estados Unidos), Morton desempenhou papel crucial como consultora em diversas vinícolas americanas, especialmente no Napa Valley, além de vários outros países.

Além de sua atuação como consultora, Lucie Morton é uma entusiasta das uvas americanas e híbridas. Sua visita ao Brasil tem um propósito especial: a produção de um filme sobre o resgate de cultivares americanas extintas nos Estados Unidos e que encontraram refúgio na Serra Gaúcha, como a Cynthiana (também conhecida como Zeperina e Norton) e a Cunningham (também conhecida como Champagneta, Champagnon, Herbemont ou Pica Curta).

O filme, intitulado "Odyssey of Forbidden Wines – Exile and rebirth of historic American grapes" ("Odisseia dos Vinhos Proibidos – Exílio e renascimento de uvas históricas americanas"), está sendo produzido em colaboração com o cineasta francês Stéphan Balay e o vitivinicultor norte-americano Nathan Held, da Stone Hill Winery (https://stonehillwinery.com/) do estado do Missouri). Também vale conferir o documentário Vitis Prohibita (www.vitisprohibita.com), realizado por Stéphan, sobre a proibição do cultivo das uvas híbridas na França, que foi a fonte de inspiração para a realização do atual.

 

Serviço:

Pesquisa em Debate:
Tema: Trunk diseases: a world challenge for viticulture sustainability (Doenças do tronco: um desafio mundial para a sustentabilidade da viticultura)
Palestrantes: Lucie Morton é viticultora no estado da Virginia (EUA) e também autora de livros sobre viticultura, ampelógrafa, palestrante e consultora internacionalmente reconhecida
Data: 25/01/2024 - Quinta-feira
Horário: 15h
Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho 
Obs.: Palestra em inglês

Viviane Zanella (MTB 14000)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: (54) 3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

viticulturapesquisa-em-debatevideiraeventodoencas-de-tronco