26/01/24 |   Automação e Agricultura de Precisão

Embrapa busca parceiros para distribuir novo pulverizador pneumático eletrostático

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eliana Lima

Eliana Lima - Novo tipo de bico do pulverizador pneumático eletrostático elétrico.

Novo tipo de bico do pulverizador pneumático eletrostático elétrico.

A Embrapa Meio Ambiente está buscando parcerias com empresas nacionais para a fabricação e comercialização de um novo tipo de pulverizador pneumático eletrostático, que busca transformar a maneira como os agricultores aplicam produtos fitossanitários, especialmente em culturas produzidas em estufas. O equipamento, projetado para aumentar em mais de 30% a eficiência na aplicação de produtos fitossanitários, representa uma inovação na tecnologia de pulverização agrícola.

Desenvolvido sob a liderança do pesquisador Aldemir Chaim, o novo pulverizador se destaca por ser mais leve e eficiente do que os modelos convencionais disponíveis no mercado. Equipado com um bico pneumático específico, que funciona com um compressor de baixa pressão e baixo volume de ar, o pulverizador é alimentado por uma bateria de 12V, permitindo pelo menos 4 horas de uso contínuo. O design inovador resulta em um peso total de aproximadamente 10 kg quando completamente abastecido, significativamente mais leve do que os equipamentos hidráulicos tradicionais.

O bico especializado do equipamento oferece um consumo de calda entre 5 e 15 litros por hectare, operando a uma velocidade de 2,4 km/h, ideal para culturas com espaçamento de um metro entre linhas. Essa tecnologia permite a produção de gotas de menor diâmetro, aumentando a biodisponibilidade e a deposição dos produtos, além de ser acionada por uma bateria que gera baixo ruído e possui um sistema de gatilho pneumático, garantindo a segurança do operador.

Comparativamente, o equipamento da Embrapa mostra vantagens em relação ao modelo americano “BP2-e” da empresa Electrostatic Spraying Systems. Enquanto o modelo americano utiliza um sistema de eletrificação indireta, o pulverizador da Embrapa emprega um sistema de eletrificação direta, que se mostra mais eficiente ao fornecer uma carga absoluta para o jato de gotas.

Além disso, ensaios realizados com tomate e pimentão mostraram que o equipamento da Embrapa, ao contrário de seu concorrente movido a gasolina, apresenta menor peso e ruído, além de ser mais adequado para trabalho em estufas e cultivos protegidos. Sua bateria de 12V 15Ah permite aproximadamente quatro horas de operação, comparado às duas horas e 15 minutos do equipamento concorrente. Outras vantagens incluem uma maior eficiência de deposição de produtos fitossanitários, redução do impacto ambiental e dos custos com tratamentos sanitários.

Cristina Tordin (MTb 28.499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 992626751

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/