01/02/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Escola de Ciência Avançada em Hologenômica para Agricultura abre inscrições para brasileiros e estrangeiros

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, a Escola São Paulo de Ciência Avançada abre as inscrições para o curso de curta duração Análise de Dados Hologenômicos para Agricultura. O curso ocorre presencialmente de 29 de julho a 09 de agosto de 2024, em São Carlos (SP). Interessados devem se candidatar no site do evento até o dia 30 de março. Quarenta candidatos, 20 do Brasil e 20 do exterior, serão selecionados e terão custeio total de sua participação. O resultado da seleção será disponibilizado no dia 16 de abril. O curso começa em 29 de julho e vai até 09 de agosto.

A iniciativa propõe uma visão interdisciplinar da hologenômica e de como avaliar e integrar dados de diferentes técnicas ômicas (genômica, metagenômica, epigenômica, transcriptômica, etc.). Além disso, tem como objetivo discutir como essas ferramentas podem melhorar o desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas.

A Escola é organizada pela Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Instrumentação e Instituto de Química de São Carlos (IQSC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Também recebe suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O intuito é contribuir para o avanço do conhecimento e para a formação profissional dos alunos selecionados do Brasil e do exterior por meio de palestras, discussões e análises avançadas de bioinformática. Para isso, o curso traz professores que são referências mundiais em suas áreas para apresentações e debates técnico-científicos relacionados ao tema. Além de conteúdo teórico, os participantes terão aulas práticas e visita de campo.

Para a coordenadora, a pesquisadora Luciana Regitano, da Embrapa Pecuária Sudeste, as alterações climáticas e outros fatores ambientais criam novos desafios para a agropecuária. Por exemplo, eventos climáticos extremos podem afetar a disponibilidade de alimentos, a produtividade e a incidência de pragas e doenças nas culturas agrícolas. “Novas abordagens para melhorar a saúde, a produtividade e a sustentabilidade são bem-vindas para o enfrentamento desses desafios. O uso de tecnologias cada vez mais sofisticadas proporciona uma visão mais abrangente, permitindo o desenvolvimento de intervenções que terão efeito na saúde e na produtividade agropecuária", disse.

"Por exemplo, a inteligência artificial e os modelos de linguagem, que serão tratados nesse curso, aumentam a capacidade de analisar a imensa quantidade de dados gerados por diversas abordagens, acelerando a criação de novos tratamentos e estratégias de manejo para melhorar a produtividade e a sustentabilidade, além de transformar a indústria de produção de alimentos, com processos mais eficientes e práticas de produção responsáveis e ecológicas”, explica Luciana, especialista em genética animal.

A programação inclui caracterização do metaboloma e do microbioma, incorporação desses conhecimentos à seleção genômica, métodos de análise utilizando aprendizado de máquina, inteligência artificial, softwares amigáveis para análise de dados metabolômicos além de visitas a institutos de pesquisa e universidades.

 

Seleção

Para participar dos 10 dias de curso, os alunos devem estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação no Brasil ou no exterior. Podem também se inscrever bolsistas de pós-doutorado e jovens pesquisadores. Os selecionados terão a oportunidade de apresentar, em sessões orais e de pôsteres, os resultados de suas pesquisas, discutindo o andamento de seus resultados com os cientistas participantes. Além disso, os alunos selecionados terão suas despesas custeadas pela FAPESP. Para inscrição, acesse aqui.

 

Oportunidade

A fim de ampliar as discussões e interação entre profissionais da área, a programação dos dias 29 a 31 de julho será aberta ao público em geral. Serão disponibilizadas 100 vagas adicionais para estudantes e profissionais que se interessarem em participar das palestras neste período. As inscrições para programação desses três dias serão abertas em abril. Aguardem!

Gisele Rosso (MTE 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411-5625

Tradução em inglês: Mariana Medeiros (13044/DF)
Superintendência de Comunicação

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/