01/02/24 |   Transferência de Tecnologia

Consórcio PCJ e Embrapa realizam curso de saneamento rural em Jundiaí

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Consórcio PCJ

Consórcio PCJ - Parceria entre a Embrapa Instrumentação e o Consórcio PCJ vai permitir capacitar multiplicadores de municípios no interior paulista

Parceria entre a Embrapa Instrumentação e o Consórcio PCJ vai permitir capacitar multiplicadores de municípios no interior paulista

            Um curso gratuito - voltado para profissionais de empresas de saneamento, prefeitura municipais, profissionais e estudantes interessados em saneamento básico rural - será a primeira capacitação fruto da parceria entre a Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e o Consórcio Intermunicipal de Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

            Nos dias 6 e 7 de fevereiro, como parte das ações do Projeto Olhos da Serra, em Jundiaí (SP), o pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva e o analista Carlos Renato Marmo realizarão a parte técnica, no primeiro dia, no Departamento de Água e Esgoto (DAE) e, no segundo dia, a implantação de uma unidade demonstrativa da Fossa Séptica Biodigestora em uma propriedade rural.

Conservação da Serra do Japi

            O projeto Olhos da Serra, promovido pelo Consórcio PCJ com o patrocínio da Coca-Cola Brasil e da Coca-Cola FEMSA Brasil, inclui em seu escopo ações de saneamento rural tais como o curso – com certificado para participantes - que contribuem de forma direta para a conservação dos mais de 14.121 hectares da Serra do Japi, em Jundiaí.

             Fundado em 1989, o PCJ é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por 40 municípios e 23 empresas associadas, que tem como objetivo integrar todos os setores da sociedade em prol da gestão eficiente da água, do saneamento e do meio ambiente. Em 2023, foi o primeiro consórcio intermunicipal de bacias a firmar parceria com a Unidade (válida até 2025).

Formação de multiplicadores

             “A parceria com o Consórcio PCJ permite ampliar nosso escopo de atuação e levar informações sobre a Fossa Séptica Biodigestora, o Clorador Embrapa e o Jardim Filtrante para diversos municípios e formar multiplicadores que contribuam para a melhoria de condições de quem mora no campo e em áreas isoladas”, explica Renato Marmo.

             “As tecnologias de tratamento descentralizadas da Embrapa estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), especialmente o nº 6, sobre acesso à água potável, e são muito importantes para os locais onde não existem redes de coleta de esgoto sanitário”, acrescenta Wilson Tadeu.

Foco na área rural

            “Além disso, com o aumento do atendimento da população urbana com redes de água e esgoto no Estado de São Paulo, as áreas rurais devem ser cada vez mais focadas, com vistas à universalização plena dos serviços e consequente melhoria dos aspectos ambientais e de saúde da população”, finaliza o pesquisador da Embrapa Instrumentação.

            No dia 6 o curso ocorrerá das 8h às 17h, já no dia 7, a parte prática será das 8h às 12h. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita no endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfBwupG7ftNOdx5aoHPKFcSqTahJg7AFwm80CGp0ugNe_YSg/viewform. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail olhosdaserra@agua.org.br.

Edilson Fragalle (MTB 21.837/SP)
Embrapa Instrumentação

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 2107-2807

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/