01/02/24 |   Gestão ambiental e territorial

Parcerias para o Vale do Paraíba são discutidas em visita a fazenda

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal -

A convite do diretor de Expansão e Qualidade do Grupo AB Areias, Manuel Rossito, o chefe-geral Gustavo Spadotti visitou, em 25 de janeiro, a Fazenda Sapucaia, em Pindamonhangaba, SP. Rossito esteve na Embrapa Territorial em dezembro e apresentou uma demanda de aplicação da inteligência territorial para identificar o potencial de produção de grãos da região do Vale do Paraíba, área onde estão localizados os empreendimentos do grupo. 

O gestor conta que conheceu as iniciativas de economia circular da Fazenda Sapucaia. Ali, dividem espaço atividades de mineração, principalmente, extração de areia, e de agropecuária. Há produção de milho e soja, cultivo de soja, gado de corte e cavalos da raça Quarto de milha de alto desempenho. “Tudo isso é facilitado por uma logística multimodal que alia a agilidade da rodovia com os menores custos do transporte ferroviário”, observou. A fazenda ainda gera energia, com o uso de placas fotovoltaicas flutuantes.

O proprietário, Caco Auricchio, é presidente do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), que vem mantendo diálogo com a Embrapa Territorial para parcerias em projetos relacionados à equicultura. Durante a visita à Fazenda, foram discutidas parcerias em iniciativas para favorecer a agropecuária na região do Vale do Paraíba, como incentivo à agroindústria e investimentos em logística. Também participou do encontro o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário Willian.

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sem-destaque