02/02/24 |   Agricultura familiar  Segurança alimentar, nutrição e saúde

HortPanc: prorrogadas as inscrições para a 7a edição do Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O prazo de inscrições com valores reduzidos para o 7º Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (HortPanc), que acontece de 23 a 25 de abril de 2024 em São Lourenço do Sul (RS), foi estendido até o dia nove de fevereiro. Com relação à submissão de trabalhos que serão apresentados, o prazo vai até 29 de fevereiro. Saber mais em https://hortpanc.com.br/.

A cada edição, o HortPanc ganha novas perspectivas de aprendizado com base nas experiências que vêm sendo vivenciadas pelos setores envolvidos na produção desses alimentos que, pouco a pouco, conquistam mais espaços no campo e na dieta dos brasileiros. Nesse aspecto, o município gaúcho é um bom exemplo, tendo em vista o movimento coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com destaque para o projeto PANCPOP, envolvendo ações relacionadas ao reconhecimento do valor nutricional dessas plantas.

De acordo com o pesquisador Nuno Madeira, que coordena os trabalhos   com as PANC na Embrapa Hortaliças, o movimento PANCPOP e o PANCultura são iniciativas que partem do âmbito da Universidade, congregando representantes da sociedade civil.

 “Esses movimentos dialogam e atuam na promoção das PANC, com ações junto a produtores, estudantes, restaurantes e consumidores, em especial na feira municipal, que funciona como espaço didático e de vivência em torno dessas plantas, interiorizando o diálogo em torno da popularização das PANC, normalmente mais pujante nos grandes centros urbanos”, explica Madeira.

Segundo a professora Jaqueline Durigon, que coordena o projeto PANCPOP/PANCultura, a realização do HortPanc em São Lourenço do Sul é resultado do engajamento da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - por meio do projeto – na promoção da sociobiodiversidade alimentícia, com foco nas PANC no manejo agroecológico.

Nesse contexto, a professora destaca o papel do evento no fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela FURG no âmbito das questões agrárias e ambientais”, observa Durigon, para quem “a construção conjunta do HortPanc propiciou a oportunidade para a implementação de uma área experimental de cultivo de PANC, com cerca de 70 espécies, e que será visitada no Dia de Campo que acontece durante o evento”.

Com relação ao movimento, uma descrição completa do PANCPOP/PANCultura, assim como o trabalho desenvolvido pelos seus coordenadores, pode ser acessada neste link

Regionalismo

Promovido em diferentes regiões do País, “ligando quem produz a quem prepara”, o evento tem como proposta reunir profissionais ligados ao tema em nível nacional, sem ignorar as peculiaridades culturais em nível regional/estadual em relação também aos hábitos alimentares. Para exemplificar, Madeira aponta espécies tradicionais no Sudeste, como inhame, mandioquinha-salsa, taioba, bertalha, ora-pro-nóbis; no Nordeste, buriti, licuri, cuxá; no Sul são apreciados pinhão, erva-mate, butiá, araçá, goiaba-serrana, azedinha, radiche, almeirões, gila, etc. 

Anelise Macedo (MTB 2749 DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/