02/02/24 |   Comunicação  Fixação Biológica de Nitrogênio

Cientistas da Embrapa são destaque em série documental do GNT

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo pessoal

Arquivo pessoal - Johanna Döbereiner em 1954

Johanna Döbereiner em 1954

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro e criado pela ONU para estimular vocações femininas nessa área, o canal GNT e a Grifa Filmes produziram a série documental Ciência, substantivo feminino. O programa de estreia, neste domingo, 4 de fevereiro, traz a história das cientistas Johanna Döbereiner, que construiu sua trajetória profissional na Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), e Mariângela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina, PR), ambas com contribuições fundamentais para a ciência e a agricultura brasileiras.

A exibição da série também coincide com um marco comemorativo: o centenário do nascimento de Johanna, principal responsável pela adoção da tecnologia da FBN na agricultura brasileira. A cientista pesquisou bactérias fixadoras de nitrogênio para diminuir o uso de fertilizantes nas culturas de leguminosas, como soja e feijão. Ao longo de sua carreira, formou dezenas de novos cientistas, dentre elas a pesquisadora Mariângela Hungria, que hoje atua na Embrapa Solos e que será a segunda personagem do episódio da série. Leia mais sobre a trajetória de Johanna aqui

Além de mostrar as trajetórias das duas pesquisadoras, o programa também discute como a maternidade é muitas vezes usada como argumento para dificultar o avanço das mulheres na carreira científica e mostra que ter cientistas mulheres e mães em cargos de liderança pode garantir uma ciência mais inclusiva.

 

Centenário de Johanna

Os 100 anos de Johanna Döbereiner também estão inspirando a organização de uma série de eventos e ações para serem realizados ao longo do ano, por instituições como Embrapa, Academia Brasileira de Ciências, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Paraná, entre outros. No dia 20, inclusive, a Embrapa Agrobiologia sediará um evento de abertura do ano comemorativo, com duas mesas-redondas transmitidas via canal Embrapa no YouTube (aqui) e descerramento de busto em homenagem à pesquisadora. 

 

Outros episódios da série

A temporada de Ciência, substantivo feminino conta com cinco programas, de 26 minutos cada, com exibição sempre aos domingos, às 23 horas, no canal GNT. O conteúdo também estará disponível no Globoplay +Canais. Outras cientistas da atualidade que participam da série são a astrofísica Marcelle Santos, que pesquisa a energia escura na Universidade de Michigan; Mayana Zatz, expoente da pesquisa genética no País; Sonia Guimarães, primeira mulher negra a se tornar doutora em Física e a dar aulas no ITA; e Kellen Vilharva, que traz para a academia os conhecimentos ancestrais da medicina dos Guarani Kaiowá.

As cientistas pioneiras em destaque na série, além de Johanna, são Bertha Lutz (1894-1976), bióloga e ativista pelos direitos das mulheres; Elisa Frota-Pessoa (1921-2018), uma das primeiras mulheres a se formar em Física no Brasil; Maria Deane (1916-1995), a primeira parasitologista brasileira; e Marta Vannucci (1921-2021), uma das fundadoras da Oceanografia no País e grande especialista em manguezais.

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fbnfixacao-biologica-de-nitrogeniomulheres-na-ciencia