04/02/24 |   Agricultura familiar  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Técnicos da Secretaria de Agricultura de Gurupá participaram de curso de análises de solos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma equipe de técnicos agrícolas vinculados à Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento do município de Gurupá (PA), participou de capacitação sobre interpretação da análise de solos e recomendação de calagem e adubação, no período de 31/1 a 2/2, com atividades na sede da Embrapa Amapá e no Campo Experimental do Cerrado, município de Macapá (AP).

O conteúdo programático constou de temas como amostragem de solos, conceitos sobre fertilidade de solos, corretivos e fertilizantes, recomendação de calagem e adubação. A parte prática foi realizada no Campo do Cerrado, localizado no KM 45 da BR-210, onde os participantes conheceram experimentos de açaí de terra firme e foram treinados em técnicas de coleta e amostragem de solos.  

A capacitação complementa a ação da Prefeitura de Gurupá, como parte do programa Territórios Sustentáveis, que incluiu o envio de 55 amostras de solos de áreas de produtores daquele município para serem analisadas no laboratório da Embrapa Amapá. “Esta capacitação, com abordagem especial na análise de solos, é muito importante para que seja feito o uso eficiente dos corretivos, dos fertilizantes que vão nutrir os cultivos, e assim utilizar a quantidade adequada”, ressaltou o coordenador da capacitação, pesquisador Nagib Melém.

Também atuaram como instrutores do curso, os analistas Daniel Araújo (Laboratório de Solos) e Antônio Carlos Góes ( Experimento de açaí no Campo do Cerrado); e os técnicos Marcelo Oliveira (Campo Experimental do Cerrado) e Paulo André Rodrigues da Silva (prática de amostragem de solos).

Participaram da capacitação os técnicos Fábio Souza dos Santos, José Benaion Pombo, Manoel Messias Martins dos Santos, José Ronaldo dos Santos Pombo, Janison Corrêa Lacerda. Também fez parte da equipe a engenheira agrônoma Marlene Evangelista Vieira, que acompanha as atividades do Programa Territórios Sustentáveis em Gurupá, pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará.  

O Programa Territórios Sustentáveis é um dos instrumentos do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), que busca novos modelos de produção no Pará, além de estimular o aumento da produtividade em áreas já abertas para atividades como pecuária e manejo florestal madeireiro.

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens