05/02/24 |   Transferência de Tecnologia

Novo feijão da Embrapa faz sucesso no Sealba Show; evento homenageia pesquisador Hélio Wilson

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Degustação do feijão BRS FS307 fez sucesso no estande do Governo de SE

Degustação do feijão BRS FS307 fez sucesso no estande do Governo de SE

A Embrapa mais uma vez marcou presença apresentando tecnologias, serviços e informações no Sealba Show, que em 2024 aconteceu de 31 de janeiro a 3 de fevereiro em Itabaiana, no Agreste Sergipano, realizada pelo Sistema FAESE / Senar Sergipe

Entre as soluções tecnológicas apresentadas pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) estão as plataformas digitais de acesso e uso gratuitos Agrivisum e Portal GeoTC, os aplicativos móveis SaniCoco e FertOnline Mobile, e boas práticas de fertilização do solo e agricultura de baixa emissão de carbono e a cultivar Feijão BRS FS307.

A nova cultivar de feijão mulatinho teve uma concorrida degustação promocional na manhã de sexta (2), no estande do Governo de Sergipe e Banese. Quem visitou o espaço teve a oportunidade de apreciar a saborosa iguaria e interagir e obter mais informações com o pesquisador responsável pelo desenvolvimento, Luís Cláudio de Faria.

Veja abaixo a galeria de imagens completa na rede Flickr, usando as setas laterais para avançar e retornar.

 

Embrapa no Sealba Show 2024

 

Lançado em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO), BRS FS 307 é a mais nova cultivar de feijão-comum do grupo mulatinho para o Nordeste, apresentada no Semiárido Show 2023, em Petrolina (PE), pela Embrapa em parceria com a Beckman Sementes.

Com vagens de cor amarela, grão de cor bege opaco e de formato reniforme plana (em forma de rim), o BRS FS307 tem como destaque a maior produtividade quando comparada materiais como a BRS Agreste e BRS Marfim, além de apresentar qualidade de grão superior e moderada resistência à antracnose e à murcha-de-fusário, importantes doenças no contexto regional.

O público do Sealba Show 2024 teve a oportunidade de conhecer melhor e discutir as mais recentes atualizações em fertilidade de solos e aplicação de fertilizantes para a região com o pesquisador Lafayette Sobral, um dos maiores especialistas no tema do país.

Homenagem

O Sealba Show teve também um momento especial de homenagens, com a entrega do prêmio Mérito Agro 2024 a personagens com trajetória e contribuição marcantes na agropecuária da região Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), na tarde de sexta (2) na Arena Multieventos do Sealba Show, durante o Encontro do Agro com os Poderes.

Uma das personalidades homenageadas foi o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Hélio Wilson de Carvalho, falecido em 2023. A neta do pesquisador, Ana Beatriz Carvalho Silva, em nome da família de Hélio Wilson e da Embrapa, recebeu o prêmio das mãos do presidente do Conselho da FAESE Ivan Sobral.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sergipesealbafeijaosealba-showcultivarhelio-wilson