06/02/24 |

Vitrine Agroecológica no Show Rural completa 20 anos com homenagem a pioneiros

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Lebna Landgraf

Lebna Landgraf - Lineu Domit discursou em nome de todos os pioneiros da Vital

Lineu Domit discursou em nome de todos os pioneiros da Vital

Durante as comemorações dos 20 anos da Vitrine Tecnológica de Agroecologia Vilson Nilson Redel (Vital), no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), neste dia 6 de fevereiro,  foram  homenageados 18 pioneiros, sendo quatro pesquisadores da Embrapa: Lineu Alberto Domit, da Embrapa Hortaliças, Alberto Feiden, da Embrapa Pantanal; Claudine Dinali Santos Seixas, da Embrapa Soja, e Maria Izabel Radomski (in memoriam), da Embrapa Florestas.

Criada em 2003, a partir de uma iniciativa da Embrapa, com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), antiga Emater Paraná, a Vital ocupa atualmente um espaço  de 4,4 mil metros quadrados. Ao longo dos anos, a Itaipu Binacional tornou-se uma parceira efetiva no processo de desenvolvimento da Vital, colaborando no planejamento, condução e financiamento do espaço.

O pesquisador Lineu Domit que foi o articulador para que o espaço fosse viabilizado, em 2003, discursou em nome dos homenageados. “Nossa intenção sempre foi promover as iniciativas de pesquisa e extensão rural conduzidas pelas entidades parceiras, simulando uma pequena propriedade em sistema de produção agroecológica para demonstrar a viabilidade desse sistema de produção”, ressalta. “Nem sempre é fácil, porque, precisamos de um esforço de todas as instituições para conduzir a área como uma propriedade rural, ou seja, que demanda ações durante todo o ano”, diz.

Ana Euler, diretora de Negócios da Embrapa, ressalta a importância de produzir alimentos com qualidade e, de forma sustentável, integrando solo, água, planta, ambiente e as pessoas. “Estou feliz por estar aqui nessa comemoração. Sei da importância dessa jornada de construção dessa ciência, junto com os agricultores que trabalham com sistemas agroecológicos”, afirma.

“Estamos hoje apresentando o morango BRS DC25 (Fênix) e a batata BRS Gaia, destinados para atender pequenos produtores em sistema orgânicos e agroecológicos - e mostrando que é uma prioridade da Embrapa trabalhar para a erradicação da fome no Brasil”, ressalta.

Para as comemorações dos 20 anos da Vital, as ações foram organizadas por 12 entidades parceiras: cooperativa Coopavel, Rede Ecovida de Agroecologia, Paraná Mais Orgânico, da Secretaria de C&T e Ensino Superior (PMO/SETI), Centro de Assessoria e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Camponesa (CeaCampo), cooperativa Biolabore, Centro de Apoio e Promoção de Agroecologia (CAPA),  empresa Gebana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná(Unioeste), IDR-Paraná, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Embrapa e Itaipu Binacional. 

 

Embrapa na Vital 2024

A Embrapa apresenta duas entregas recentes da pesquisa, durante as comemorações dos 20 anos da Vital, no Show Rural Coopavel. A cultivar de morango BRS DC25 (Fênix) e a de batata BRS Gaia, que foram lançadas em 2023 integram os destaques da Empresa durante o evento. Além disso, a Embrapa estará apresentando na Vital: duas batatas doce roxa  (BRS Anembé e BRS Cotinga), duas batatas doce alaranjada (CIP BRS Nuti e Batata-doce Beauregard), três gergelins (BRS Anahi, BRS Seda e BRS Morena), um feijão vermelho (BRS Embaixador), três rajados (BRS Executivo, BRS FS 311 e BRS FS 305) e um mulatinho (BRS FS 307), arroz para sequeiro (BRS A502 e BRS Esmeralda), alface (BRS Leila), berinjela (Ciça), uma cenoura (BRS Paranoá), três pimentas (BRS Araçari, BRS Moema e RS Tui), quatro tomates (BRS Nagai, BRS Zamir, BRS Imigrante e BRS Couto), três grãos de bico (Cícero, BRS Aleppo e BRS Kalifa), duas mandioca (BRS 399 e BRS 429), um milho orgânico (BRS Caimbe),  um girassol (BRS 323) e uma soja convencional (BRS 546).

Principais temas da Vital
Os temas apresentados na Vitrine Tecnológica de Agroecologia em 2024 são: Mandala (plantas medicinais e PANC nativas), Culturas anuais (soja, milho, arroz, gergelim, feijão, amendoim), Olericultura a campo com foco em SPDH- Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (alface, quiabo, pepino, abobrinha), além de culturas como tomate, alho-poró, cenoura, SAF-Sistema Agroflorestal (frutas nativas, espécies arbóreas, culturas anuais), Horta caseira (cultivos de condimentares e hortaliças em pequenos espaços) , Plantas de cobertura (mucunas, feijão-de-porco, crotalárias), Variedades de Batata-doce e morangos, Pecuária (homeopatia e pastagens), alimentação alternativa-capim BRS Curumi e BRS Capiaçu, moringa, Certificação Orgânica -Programa Paraná Mais Orgânico (Tecpar e Ecovida).

 

 

Lebna Landgraf (MTB 2903 - PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061 - whatsapp

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

showrural2024