06/02/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Pesquisadores realizam visita técnica e participam de evento sobre citros na Espanha

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eduardo Girardi

Eduardo Girardi - Processamento de laranja Lane Late para suco na Don Simon, Sevilha, Espanha

Processamento de laranja Lane Late para suco na Don Simon, Sevilha, Espanha

Os pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Eduardo Girardi e Eduardo Stuchi visitaram campos da citricultura da Espanha, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. Participaram de grupo formado por integrantes do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), citricultores e viveiristas brasileiros e organizado pela empresa espanhola Agromillora, que atua no Brasil também. Em três dias na região de Sevilha, visitaram fazendas de produção de citros que utilizam alta tecnologia, incluindo poda, colheita mecanizada e alta densidade de plantio, além da maior processadora de suco de laranja da Europa (Don Simon) e o maior processador de frutos frescos da Espanha (Martinavarro).

No dia 31, participaram do DemoCitrus, evento realizado no Instituto Andaluz de Investigación y Formación Agraria, Pesquera, Alimentaria y de la Producción Ecológica (Ifapa), em Las Torres, com mais de 700 presentes. Na ocasião, além de conhecer os experimentos com avaliação de copas/porta-enxertos e observar demonstrações de maquinário de poda, pulverização e colheita mecanizada, Girardi apresentou palestra sobre os trabalhos de desenvolvimento de porta-enxertos semi e ananicantes pela Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia – UMIPTT Embrapa-Fundecitrus-Fundação Coopercitrus Credicitrus. 

“A busca por sistemas de produção de citros mais eficientes sobre plantas nanicas é um dos principais objetivos dos programas espanhóis também, demonstrando que é uma tendência mundial”, comentou Girardi. No último dia, ele seguiu com o grupo para Barcelona, onde visitaram a sede, laboratório e viveiros da Agromillora, maior empresa de micropropagação de plantas frutíferas do mundo com quem a Unidade mantém um contrato de cooperação técnico-científica. “A viagem permitiu rever o estado da arte da citricultura espanhola e prospectar oportunidades de colaboração como variedades nanicas e mais tolerantes à seca, dois problemas na Espanha também”, concluiu Stuchi.

 

Alessandra Vale (Mtb-RJ 21.215)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8160

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

internacional