06/02/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa e CBA discutem parcerias para pesquisas em bionegócios na Amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria José Tupinambá

Maria José Tupinambá - Pesquisadores Luiz Antônio, Márcio Miranda, Everton Rabelo e Kátia Emídio durante a reunião na Embrapa

Pesquisadores Luiz Antônio, Márcio Miranda, Everton Rabelo e Kátia Emídio durante a reunião na Embrapa

Visando discutir parcerias em pesquisas de bionegócios na região amazônica, o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Rabelo Cordeiro, recebeu nesta terça-feira, 6/2/2024, a visita do diretor-geral do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), Márcio de Miranda Costa. O encontro ocorreu na sala Castanheira na sede da Embrapa em Manaus, AM.

No evento, o chefe-geral fez a apresentação institucional da Unidade e das tecnologias para a produção agropecuária na Amazônia, com destaque aos projetos que podem ter a participação do CBA.

Também participaram do encontro, os chefes-adjuntos da Embrapa Kátia Emídio (P&D), Luiz Antônio Cruz (TT) e Flávio Silva (Administração) e o pesquisador Edson Barcelos. A comitiva do CBA era composta ainda por Andrea Lanza, diretora de Bionegócios,  Caio Perecin, diretor de Operações,  Carlos Henrique de Souza, diretor Administrativo Financeiro e Leo Bruno, consultor  de diretriz Organizacional do CBA.

Márcio Miranda Costa assumiu a direção do Centro de Bionegócios neste ano e vem participando de encontros às instituições públicas. Já esteve na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), divulgando que o CBA é capaz de interagir com outras instituições de ensino, pesquisa, de inovação da região e também para identificar alguns gargalos que possam promover bionegócios. E nesse particular, segundo disse, a Embrapa é absolutamente fundamental.

“Nossa expectativa, inclusive, é de que essa aproximação, num curtíssimo prazo, identifique aquelas áreas em que a gente pode efetivamente cooperar em prol de algumas cadeias produtivas, atingirem escalas importantes para impactar o desenvolvimento”, comentou Miranda. Por isso, está fazendo esse trabalho de interação com as universidades, com o Inpa, no primeiro momento em Manaus, no segundo momento no estado do Pará e progressivamente na Amazônia brasileira.

“Estamos saindo daqui muito animados com as possibilidades que a gente tem em conjunto”, revelou Marcio Miranda ao final do encontro e revelou que ainda nesta semana participará de reunião com a presidente e a diretora responsável pela área de bionegócios da Embrapa em Brasília. 

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

cbavisitabioeconomia