07/02/24 |   Comunicação  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Tecnologias da Embrapa em destaque na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação/Federarroz

Divulgação/Federarroz -

O ato solene de abertura oficial da colheita do arroz no Rio Grande do Sul acontecerá no dia 22 de fevereiro, às 17h, com a presença de autoridades e lideranças da orizicultura gaúcha e brasileira. Na Lavoura Breno Prates, está implantada a cultivar de arroz irrigado da Embrapa, BRS Pampa CL. A BRS Pampa CL divide a lavoura com a cultivar IRGA 424 CL, que também será colhida na cerimônia de abertura. Além da cultura do arroz também será feita a colheita da soja, sendo colhida a cultivar da Embrapa BRS 5804, que divide a lavoura com a cultivar de soja da BASF. A soja foi cultivada usando a tecnologia sulco-camalhão que nesse ano de El Niño serviu para a drenagem da lavoura.

Vitrines de Grãos

Estão à disposição os dados agronômicos e de desempenho de produção cultivares de arroz irrigado de ciclo curto e médio da Embrapa, com destaque para as cultivares de arroz irrigado BRS Pampa CL e BRS A706 CL.

A BRS Pampa CL é uma cultivar de arroz de grão nobre, uma das cultivares mais plantadas no RS e em outras regiões do país produtoras de arroz. Foi desenvolvida para o sistema Clearfield e por isso tem boa resistência à brusone e outras doenças. É de ciclo precoce e possui elevado potencial produtivo, mais de 11 toneladas/hectare.

A BRS A706 CL é outra cultivar de arroz irrigado considerada premium, com ampla adaptabilidade às regiões tropical e subtropical. É de ciclo médio e para o sistema Clearfield. Indicada para produção tanto em sistema de semeadura direta em solo seco, quanto em pré-germinado. Possui elevado potencial produtivo, tolerância ao acamamento e boa resistência às principais doenças da cultura.  

A tecnologia sulco-camalhão para soja e milho, é uma tecnologia que permite desempenhos de produção elevados, minimizando a interferência das condições climáticas da safra, pois é uma alternativa acessível para irrigação e drenagem. É de baixo custo para a produção de soja e milho com elevadas produtividades em terras baixas o que garante rentabilidade e estabilidade de produção e contribui para a sustentabilidade do sistema produtivo.

Essa mesma tecnologia está sendo testada para a produção de cereais de inverno em terras baixas, contribuindo para melhorar a sustentabilidade dos sistemas de produção, oportunizando racionalização no uso da água e de recursos financeiros, uma vez que é um dos sistemas mais baratos de irrigação.

 

Vitrine de Forrageiras 

Estão à disposição inúmeras cultivares de forrageiras, anuais e perenes da Embrapa recomendadas para cultivo no Rio Grande do Sul, que atendem diversos objetivos dos produtores a fim de incrementar a produtividade do rebanho de leite e corte ao melhorar a qualidade da nutrição do rebanho.

Estarão à mostra as cultivares de forrageiras Brachiaria BRS Ipyporã, Brachiaria BRS Piatã, Capim Elefante BRS Kurumi, Capim Elefante BRS Capiaçu, Cornichão URS BRS Posteiro, Capim Sudão BRS Estribo, Milheto BRS 1501, Milheto BRS 1503,  Panicum BRS Tamani,  Panicum BRS Quênia, Panicum BRS Zuri, Sorgo Granífero BRS 373, Sorgo BRS Ponta Negra, Sorgo BRS 716 Biomassa, Trevo Branco BRS URS Entrevero e Trevo Vermelho URSBRS Mesclador.

As tecnologias em demonstração na vitrine de Integração Lavoura e pecuária tem como objetivo maior a oferta de forrageiras de qualidade nos 365 dias do ano, para a pecuária de leite e corte. Esse portfólio de cultivares atende às reais demandas dos produtores que adotam sistemas integrados de produção.

 

Máquina de plantio de mudas Topa Tudo

É apresentada a plantadeira de mudas de espécies forrageiras e arbóreas, denominada Topa Tudo, uma máquina para facilitar especialmente o plantio de mudas das forrageiras BRS Kurumi e BRS Capiaçu. O plantio feito manualmente poderá ser realizado de forma mecanizada destas e de outras mudas de forrageiras e gramíneas multiplicadas vegetativamente.

Ela é um implemento acoplável a tratores de média potência, que permite o preparo do leito do solo com a utilização opcional de um disco sulcador/cortador de palha/solo frontal ou de um escarificador, com profundidade regulável e acionado pela tomada de força do trator, que corta/descompacta a terra para a colocação das mudas, permitindo o plantio direto, sem o revolvimento convencional do solo.

O diferencial deste implemento está na redução considerável de tempo de plantio, pois se espera aumentar a eficiência da área plantada em oito vezes, no período de um dia, proporcionando maior economia devido à redução do número de operações de preparo do solo e redução da penosidade do trabalho.

O implemento está patenteado e à disposição de potenciais parceiros para sua fabricação e comercialização no mercado.

Estande institucional

Serão realizados painéis, palestras e seminários técnicos com especialistas da Empresa, localmente, e também de outras Unidades Descentralizadas. O espaço também contará com exposição de tecnologias e sala de reuniões para pequenos encontros com parceiros e lideranças. A programação está disponível para os interessados.

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8508

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

aocaeventoaoca2024