07/02/24 |

Via Satélite - Notas da edição 01/2024

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Conversão de pastagens

O chefe-geral, Gustavo Spadotti, e o chefe-adjunto de Administração, Luís Gonzaga Alves de Souza, reuniram-se com uma equipe do Gabinete Adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal do Presidente da República (GAIA/GPPR), no Palácio do Planalto, em Brasília, DF, no dia 6 de dezembro. Eles apresentaram as linhas de pesquisa e atuação da Embrapa Territorial e o andamento do trabalho de gestão de empreendimentos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

O tema central da reunião, no entanto, foi o conjunto de dados levantados até o momento pelo centro de pesquisa, no estudo sobre o uso potencial das pastagens do Brasil para a agropecuária, desenvolvido para a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDI/Mapa). Spadotti disse que foi apresentada em detalhe a origem das informações que subsidiaram a instituição do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas e as apresentações na Conferência das Partes das Nações Unidas (COP 28), em Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Spadotti explicou que o refinamento do trabalho vai depender das diretrizes para o programa a serem estabelecidas pelo comitê gestor e pelos grupos de trabalho previstos no decreto que o instituiu. De acordo com o chefe-geral, a participação da Embrapa nessas equipes foi discutida tanto nessa conversa com o GAIA quanto em uma reunião na Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDI/MAPA), na semana seguinte, no dia 12 de dezembro. Também para a SDI, Spadotti apresentou os dados obtidos até o momento no trabalho sobre pastagens.

A equipe da GAIA participante da reunião no Palácio do Planalto era composta por André Bojikian Calixtre, Douglas Valletta e Teresa Amelia Arruda Barroso. Também esteve presente Soraia Ofugi Rodrigues, da Assessoria Especial de Apoio ao Processo Decisório do Gabinete da Presidência da República.

Já da reunião com a SDI/MAPA, participaram: Pedro Alves Correa Neto, secretário-adjunto; Rodrigo Lopes de Almeida, coordenador-geral de Tecnologias de Produção; e o assessor especial do ministro, Carlos Ernesto Augustin.

Reunião na SDI/MAPA

Defesa Civil de Campinas

Uma equipe da Defesa Civil de Campinas esteve na Embrapa Territorial, em 25 de janeiro, para discutir o conteúdo da capacitação em geotecnologias e inteligência territorial que receberá, no escopo da parceria firmada entre as instituições no final de 2023. O grupo do centro de pesquisa envolvido no trabalho buscava compreender o dia a dia e as necessidades do órgão municipal.

Reunião entre Defesa Civil e Embrapa Territorial

 

11ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Bda Inf Mec)

No dia 5 de janeiro, ocorreu a troca de comando na 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Bda Inf Mec) no pátio do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizada, em Campinas, SP. Representando a Embrapa Territorial, participaram do evento o chefe-geral, Gustavo Spadotti, e a analista Luciane Dourado.

O general de brigada Santiago César França Budó, novo comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, e Gustavo Spadotti

 

Gestão da Embrapa

O diretor de Governança e Gestão da Embrapa, Alderi Emídio de Araújo, visitou a Embrapa Territorial em 8 de janeiro. A programação incluiu visitas aos setores e grupos de pesquisa, além de reuniões com gestores, empregados e colaboradores.

O diretor Alderi de Araújo fala à equipe da Embrapa Territorial

Comsea Campinas

A Embrapa Territorial sediou, em 30 de novembro, a 12ª Reunião Ordinária  do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas. A pesquisadora Celina Maki Takemura, representante do centro de pesquisa no colegiado, participou do evento.

Reunião do Comsea

Ciência e Tecnologia

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Vahan Agopyan, recebeu, em 1º de dezembro, quatro chefes-gerais de unidades paulistas da Embrapa: Gustavo Spadotti (Territorial), Alexandre Berndt (Pecuária Sudeste), José Manoel Marconcini (Instrumentação) e Stanley Oliveira (Agricultura Digital). Eles apresentaram as linhas de pesquisa e alguns dos projetos em andamento e resultados. Como exemplo de solução tecnológica em gestão e processamento de dados da Embrapa Territorial, Spadotti falou sobre o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira. O coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria, Edson Cesar Wendland, também participou da reunião. 

 

Remineralizadores de solo

A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães, a pesquisadora Gisele Freitas Vilela e a bolsista Thaís Nasato Fioravanti participaram do Workshop Remineralizadores, realizado de 5 a 7 de dezembro, em Brasília, DF. Como o tema “Tropicalizando as Soluções da Natureza para uma Agricultura Regenerativa: da Mineração à Mesa e Seus Reflexos Climáticos”, o evento foi realizado na sede da Embrapa.

A Embrapa Territorial tem trabalhado com o tema em dois projetos: o da Macrologística Agropecuária e o que o prevê um zoneamento agroecológico para a Província Alcalina de Goiás (PAGO). Para tanto, mantém parcerias com a Embrapa Cerrados, o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a Universidade Federal de Goiás, entre outras instituições.

Thaís, Lucíola e Gisele, da Embrapa Territorial, no Workshop Remineralizadores

 

Agrotalk Experience

O chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, participou do Agrotalk Experience, evento realizado, em 11 de dezembro, na Hípica Santo Amaro, em São Paulo, SP. Ele foi um dos debatedores no painel sobre sustentabilidade, ao lado de Ani Sanders, co-fundadora do Grupo Progresso e líder do grupo Mulheres de Fibra; Paulo Junqueira,  presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto e da Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo; e Letícia Kawanami, diretora de Sustentabilidade da Cargill na América do Sul.

Spadotti apresentou dados sobre a coexistência entre áreas de produção e preservação nas áreas rurais do País. Falou também sobre como a produção de alimentos, fibras e energia pode crescer no Brasil, de forma sustentável, com o melhor uso de terras já antropizadas, como as de pastagens degradadas, e a agregação de tecnologias já disponíveis aos sistemas de produção.

Gustavo Spadotti, no Agrotalk

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-6200

Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

curtas-viasat