08/02/24 |   Manejo Integrado de Pragas

Embrapa e 3Tentos avaliam experimentos sobre controle de plantas indesejadas na cultura da soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gabriel Aquere

Gabriel Aquere - Técnicos visitaram experimentos conduzidos na Embrapa Pecuária Sul

Técnicos visitaram experimentos conduzidos na Embrapa Pecuária Sul

Cerca de 15 técnicos da empresa Três Tentos visitaram, na manhã desta quinta-feira (08/02), a Embrapa Pecuária Sul. Durante o encontro, os profissionais conheceram os trabalhos desenvolvidos através da parceria público-privada entre as duas empresas, principalmente quanto ao manejo integrado de plantas não desejadas, como a buva e o caruru, que têm afetado os plantios de soja. A atividade foi direcionada especificamente para os técnicos da 3Tentos.

Conforme a pesquisadora Fabiane Lamego, da Embrapa, os experimentos, que estão sendo conduzidos na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), avaliam diferentes tratamentos, em pequenas parcelas, com o objetivo de verificar quais as melhores estratégias para o controle de plantas como o caruru, responsável por perdas na produtividade da cultura da soja na região Sul do Rio Grande do Sul.

O objetivo da pesquisa é oferecer ao produtor alternativas de manejo para uma maior produtividade da soja na região. A parceria entre a Embrapa e a 3Tentos foi firmada em 2021, depois do aumento de casos de resistência do caruru aos herbicidas nas lavouras da região. Nos experimentos, estão sendo avaliados o uso de bases químicas diversas, a combinação de herbicidas, a aplicação de pré-emergentes e também a adoção de alternativas a estes produtos, como o uso de forrageiras de inverno e da sua palhada para a inibição do desenvolvimento do caruru.

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3240-4650

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/