09/02/24 |   Gestão Estratégica

Embrapa participa da iniciativa Oficina de Negócios Jornadas Sustentáveis

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Victor Cidade

Victor Cidade - José Mattos, fundador da ViaFloresta palestrou Sustentabilidade e ESG para todos

José Mattos, fundador da ViaFloresta palestrou Sustentabilidade e ESG para todos

A Embrapa Amazônia Oriental foi uma das instituições convidadas a participar da iniciativa Oficina de Negócios Jornadas Sustentáveis, promovida pela Plataforma Belém Negócios. O programa foca no desenvolvimento do setor produtivo para prospectar e estimular oportunidades de negócios que vão surgir antes, durante e depois da COP-30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que ocorrerá em Belém em novembro de 2025.

O primeiro evento que integra a Oficina de Negócios ocorreu na noite de quinta-feira (09), na capital paraense, e reuniu empresários, gestores de instituições públicas e privadas, especialistas e atores públicos para facilitar as conexões e entender como esse ecossistema de inovação pode, cada vez mais e de forma eficiente, se inserir no mercado de sustentabilidade e bioeconomia.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Bruno Giovany De Maria comentou que o evento foi uma ótima oportunidade de networking e fortalecer a presença da Embrapa no ecossistema de inovação na Amazônia pensando não apenas na COP 30, mas no legado e projeto da Embrapa para o desenvolvimento regional.

O gestor destacou que foram três horas de muita produtividade, com conteúdos de qualidade, a começar com a palestra de José Mattos, da Via Floresta, explanando sobre sustentabilidade e os ESGs, que são um conjunto de práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial. “Foi um espaço importante de integração, diálogo e aproximação com parceiros consolidados, agentes de investimentos e prospecção de novas parcerias, mas especialmente, de entender as demandas reais do setor empresarial e a forma que essa rede tem trabalhado e valorizado a bioeconomia da Amazônia”, enfatizou De Maria.

Para o chefe de Transferência de Tecnologia o evento também teve uma importância estratégica para apresentar àquele grupo especializado o que a Embrapa faz e de que forma que a Empresa também interage e se consolida nesses ambientes empresariais, em especial, por meio dos projetos de inovação aberta, a exemplo do Programa InovAmaz.

Rodrigo Souza, idealizador da iniciativa e fundador da plataforma Belém Negócios, comentou que a participação da Embrapa nas Jornadas Sustentáveis é estratégica para conectar com empresários e setores que atuam direta ou indiretamente com a agricultura e desenvolvimento sustentável na região.

Perfil das Empresas e sustentabilidade

Dados apontados no evento, revelam que 60% das grandes e médias empresas do Brasil ainda não possuem uma estratégia para a sustentabilidade. E foi pensando nessa oportunidade de fomento ao mercado paraense e nos eventos que acontecerão na região a Plataforma Belém Negócios lançou a iniciativa Oficina de Negócios - Jornadas Sustentáveis. Serão ao todo, 12 palestras e seis encontros a serem realizados até julho.

 

Kélem Cabral (MTb 1981/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 99144-0125

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

amazoniacop-30