14/02/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Pesquisa traz temas inovadores para a Abertura da Colheita do Arroz

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Tecnologia do sulco-camalhão será destaque mais uma vez, com relatos de produtividade.

Tecnologia do sulco-camalhão será destaque mais uma vez, com relatos de produtividade.

A programação técnica da Embrapa será apresentada na 34ª Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que acontece de 21 a 23 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas, em Capão do Leão, em variados espaços preparados para atender os diversos objetivos dos produtores rurais com perfil diversificado de produção, seja grãos (arroz, soja e milho), forrageiras e sistemas de integração lavoura-pecuária.

A Empresa estará presente com temáticas técnicas que abordarão os aspectos da qualidade do solo e com painéis que contam as experiências dos produtores de sementes de cultivares de arroz e de produtores de sementes e mudas de cultivares de forrageiras, todas com a genética Embrapa, além do relato dos casos dos produtores usuários de tecnologias do sulco-camalhão e do manejo de plantas daninhas em sistemas de produção em terras baixas. Estas palestras vão acontecer no estande institucional, localizado dentro do parque de expositores, na avenida principal  do evento, na Estação Experimental.

No dia 21, será realizado o painel 1, às 10h30, sobre "Qualidade do Solo - Base para a produção agrícola", tendo a moderação da pesquisadora Maria Laura Turino Mattos, que acompanhará  as palestras "Manejo e qualidade física dos solos em terras baixas", do pesquisador Adilson Luís Bamberg, da Embrapa Clima Temperado, "Bases para construção da qualidade do solo", da pesquisadora Vanderlise Giongo, da Embrapa Trigo, e "Bioanálise: nova técnica para avaliar a 'saúde' do solo", da pesquisadora Ieda de Carvalho Mendes, da Embrapa Cerrados.

Às 14h, haverá a apresentação da palestra sobre "Avanços no Sistema Sulco-Camalhão em Terras Baixas", pelo pesquisador José Maria Barbat Parfitt, da Embrapa Clima Temperado e também as falas dos parceiros Guilherme Cassol da Pipe Br, Henrique Bergmann, da Condado Soluções Agrícolas e do produtor Daniel Hoerbe, de Cachoeira do Sul.

Está marcado para o dia 22, às 10h30, a realização do painel 2 com os relatos "Produtores de Sementes Embrapa - Grãos", tendo como moderador o pesquisador Ariano Magalhães Júnior que articulará a conversa entre Betânia Longaray, da Sementes Rancho King, José Mathias Bins Martins, da Sementes Cavalhada, e Geraldo Condessa Azevedo, da Sementes Condessa.

Na sequência acontecerá a apresentação de Cultivares de Arroz Irrigado- SCSBRS126 Dueto, numa parceria entre a Embrapa e a Epagri, e também as cultivares BRS Pampa CL e BRS A706 CL, num esforço conjunto entre Embrapa, BASF e produtores de sementes parceiros. Logo após, às 13h30, o pesquisador Paulo Ricardo Fagundes repassará  "Orientações de manejo para as cultivares Embrapa de arroz irrigado".

Na mesma tarde, às 14h30, inicia o painel 3, "Manejo de plantas daninhas em sistemas de produção em Terras Baixas",  coordenado pelo pesquisador André Andres,que fará a mediação das falas do professor Aldo Merotto Junior, da UFRGS, sobre "Manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas em produção de grãos" com intervenções dos pesquisadores Fabiane Pinto Lamego, da Embrapa Clima Temperado, e Naylor Bastiani Perez, da Embrapa Pecuária Sul.

Nesta programação de palestras, ocorre ainda no dia 23, às 10h15 a apresentação do tema "Evolução e histórico no melhoramento de plantas forrageiras da Embrapa", pelo pesquisador Daniel Montardo, da Embrapa Pecuária Sul. Às 11h, acontece o painel 3, sobre "Produtores de sementes e mudas Embrapa - Forrageiras", sob a condução do engenheiro agrícola Sergio Bender, ao acompanhar Felipe Sangalli Dias, da Terra Greda Sementes, Claudio Cesar Machado, da Sementes Lopes/Sulpasto, Pedro Henrique Mastella, da Agrosul Sementes/Sulpasto, e Marcelo Hollsback, da Integração Sementes/Unipasto e ainda contará  com uma fala  de Waldoir Araújo da Costa sobre o "Sistema de plantio de mudas forrageiras". À tarde, às 14h30, o pesquisador Renato Fontanelli, da Embrapa Trigo, irá mostrar o  "Portfólio de cultivares Embrapa de cereais de inverno" como alternativa para os produtores com perfis diversificados.

 

Oportunidades de Negócios

No dia 21, às 15h30, a Embrapa estará aberta para uma rodada de oportunidades de negócios em genética vegetal ao apresentar todo o seu portfólio, regulamentos, especificações e condições, tendo à disposição o pesquisador Elbio Cardoso para atendimento dos interessados. A agenda vai acontecer também no espaço do estande institucional da Empresa.

 

Participação da Embrapa na programação oficial

A Empresa parceira do evento pelo sexto ano consecutivo também faz parte da agenda oficial da 34ª edição da Abertura da Colheita. No dia 21, a Embrapa terá sua representação dentro da Reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz, às 10h. À tarde, às 16h, no espaço novo do evento, a Arena Digital, vai receber a apresentação do SIBRAAR/Embrapa - Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade e sua aplicação na lavoura de arroz, com a presença do pesquisador Alexandre de Castro da Embrapa Clima Temperado. 

Já no dia 22, às 11h15, Clenio Pillon, diretor-executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa, vai falar no Painel "Sustentabilidade na orizicultura e os horizontes do selo ambiental do IRGA", no Auditório Frederico Costa. Nesta mesma data ocorrerá às 17h, o  Ato da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Lavoura Breno Prates com a presença do dirigente da Embrapa Clima Temperado, o chefe-geral interino, Waldyr Stumpf Junior. 

No dia 23, está agendada a realização do Seminário Duas Safras, às 9h, no Auditório Frederico Costa, de que participam os pesquisadores Walkyria Buenos Scivittar, que falará sobre a  "Dinâmica do nitrogênio em Terras Baixas: influência no manejo da adubação de cultivo", e André Andres, que abordará o tema "Ferramentas para manejo de plantas daninhas em sistemas agrícolas". O pesquisador Giovani Theisen fará a mediação. Todos os pesquisadores são ligados à unidade de pesquisa de Pelotas.

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8508

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/