16/02/24 |

Embrapa presente no Tecnoeste 2024

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

De maneira dinâmica, a Embrapa Suínos e Aves apresentará, ao público visitante da 17ª edição do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense – Tecnoeste, suas principais tecnologias voltadas ao desenvolvimento da agricultura, em especial da avicultura e suinocultura.  O evento ocorre de 20 a 22 de fevereiro, em Concórdia/SC.

No estande institucional, o visitante percorrerá cinco ilhas do conhecimento: Agro Digital; Produção Animal; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Sanidade Animal; e Inovação. Em cada um destes espaço será possível conhecer os trabalhos em destaque por meio de maquetes físicas e virtuais.

Na ilha Agro Digital serão expostos os softwares, serviços e aplicativos desenvolvidos pela Empresa. Um desses produtos é o Software de Gestão Ambiental da Suinocultura – SGAS, uma ferramenta digital que abrange diversas funcionalidades que automatizam e padronizam projetos e análises de processos de licenciamento ambiental, antes elaborados de forma manual ou por meio de planilhas. Ainda nesta ilha, estarão expostos a Central de Inteligência de Aves e Suínos – CIAS e o aplicativo Custo Fácil.

Na Produção Animal o foco estará nos projetos de Bem-estar animal e de Cereais de Inverno, ambos de impacto direto na cadeia produtiva. Já na ilha Meio Ambiente e Sustentabilidade o visitante conhecerá as principais tecnologias para o tratamento de resíduos da produção animal, como o Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura – Sistrates, uma tecnologia que gera energia, fertilizante e água a partir de dejetos suínos.

Também terá mais informações de rotas tecnológicas para a destinação de animais mortos por meio de um passeio virtual no Meta Verso. “O objetivo é mostrar da maneira mais fiel possível o nosso laboratório de validação de tecnologias para a destinação de animais mortos, aproximando o produtor da pesquisa”, explicou Everton Krabbe, chefe geral da Embrapa Suínos e Aves. "O uso de ferramentas como o Meta Verso tem sido nosso desafio e nossa aposta para levar conhecimento de pesquisa de fácil acesso”.

Em Sanidade Animal a Embrapa destacará os cuidados e a importância da biosseguridade nas granjas e propriedades, além de informações sobre salmonela e Boas Práticas de Produção. Na ilha Inovação, a Empresa apresentará o programa de Inova e alguns dos projetos que foram viabilizados, como o Roboagro.

Uma das novidades da Embrapa neste ano é o Desidratado Proteico de Peixes (DPP), um processo desenvolvido pela Embrapa que possibilita a produção de um ingrediente de elevado valor nutricional a um custo muito atrativo para alimentação animal. O processo utiliza o excedente (coprodutos) gerado na filetagem de peixes, resíduo que possui grande potencial para a alimentação não apenas de peixes, mas também de outras espécies, que podem legalmente consumir proteínas de origem animal, de acordo com a IN 34 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A apresentação do processo ocorrerá no espaço de Piscicultura.

 

Palestras técnicas – Além do institucional, a Embrapa Suínos e Aves estará presente no espaço de Avicultura – Aviário Modelo com apresentação de palestras técnicas. O técnico Levino Bassi abordará os temas “Controle de roedores” no dia 21, pela manhã, e “Sucessão familiar na propriedade rural”, dia 22, também no período da manhã.  No Seminário de Suínos, no dia 22, às 9h30, o analista Marcos Morés, apresentará a palestra “Biosseguridade nas granjas, doenças emergentes e resultados do monitoramento das doenças oficiais via frigoríficos", no auditório do IFC.

 

Suinocultura e ILPF – No espaço da Suinocultura, a Embrapa apresenta a genética de suíno MS 115. O projeto de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, desenvolvido em parceria com o IFC, é outro trabalho da Embrapa que estará sendo apresentado, na área aplicada no Campus.

Monalisa Leal Pereira (MTb/SC 01139)
Embrapa Suínos e Aves

Contatos para a imprensa

Telefone: (49) 34410400

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventotecnoeste-2024