16/02/24 |   Geotecnologia

Embrapa Agricultura Digital seleciona bolsista em sensoriamento remoto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Magda Cruciol

Magda Cruciol -

Embrapa Agricultura Digital (Campinas, SP) está selecionando bolsista de pós-doutorado para atuar no projeto do Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (CCD-AD/Semear Digital), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A vaga é voltada para a área do conhecimento em sensoriamento remoto. Podem se candidatar pesquisadores de qualquer nacionalidade. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 9.047,40; Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa, e se necessário, Auxílio Instalação para mudança de domicílio.

Para participar do processo de seleção, o candidato deverá ter obtido o título de doutor há menos de sete anos, no Brasil ou no exterior, nas áreas de Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia Cartográfica, Engenharia Florestal, Geografia, Biologia ou outras afins. Além da experiência na área de sensoriamento remoto, entre os requisitos para a vaga estão o conhecimento em linguagem de programação, como Python e R, habilidades para atuação em equipe interdisciplinar, boa capacidade de comunicação e domínio do idioma inglês. Saiba mais aqui.

O bolsista vai atuar na obtenção, processamento e classificação digital de uso agrícola em imagens de satélites e de drones; coleta e análise de dados de campo; mapeamentos de uso e cobertura da terra, organização de banco de dados geográficos; e ainda na produção de relatórios técnicos e artigos científicos. Os interessados devem enviar o Currículo Lattes (pdf) para o pesquisador Édson Bolfe (edson.bolfe@embrapa.br) até 10 de março de 2024, indicando “Candidatura Pós-Doutorado” no assunto do e-mail.

O projeto Semear Digital atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias emergentes visando inserir pequenos e médios produtores rurais no processo de transformação digital. Entre as ações em desenvolvimento estão o estabelecimento de Distritos Agrotecnológicos (DATs) em diferentes regiões do Brasil, a promoção de soluções de conectividade em áreas rurais e a integração de tecnologias digitais nos processos produtivos, como por exemplo aplicações em inteligência artificial e sensoriamento remoto, automação e agricultura de precisão, rastreabilidade e certificação.

A iniciativa é liderada pela Embrapa Agricultura Digital e tem a participação do CPQD, da Escola Superior de Agricultura da USP (Esalq-USP), do Instituto Agronômico (IAC), do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), além de outros centros de pesquisa da Embrapa e parceiros.

Leia mais:

 

Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Agricultura Digital

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agricultura-digitaleventofapespbolsasemear-digital