16/02/24 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Seminário aborda desafios da cadeia produtiva do cravo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: -

- - -

-

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) é uma das instituições que apoiam o Seminário da Cadeia Produtiva do Cravo, que será realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IF Baiano/campus Valença na manhã de quarta-feira, 21 de fevereiro, no auditório do IF.

O cultivo de craveiros contribui com a geração de trabalho e renda para milhares de famílias no campo e no comércio do Baixo Sul da Bahia. “Embora não trabalhe diretamente com o cravo-da-índia, a Embrapa Mandioca e Fruticultura tem compromisso com o desenvolvimento regional, e o Baixo Sul é uma das nossas regiões prioritárias. Não poderíamos deixar de apoiar as articulações em prol dessa cadeia produtiva tão importante para a região. Além disso, 100% do cravo produzido no Brasil vem dessa região baiana”, explica o chefe-geral Francisco Laranjeira.

A fim de minimizar a grande ameaça da mortalidade de craveiros que vem dizimando plantações, está sendo estruturado um arranjo institucional formado por pesquisadores, agricultores, políticos, profissionais liberais e instituições para identificar agentes causadores e medidas recomendadas para o controle. O seminário visa apresentar estes trabalhos e engajar produtores, pesquisadores e novos parceiros nesse desafio.

Fazem parte do arranjo instituições como Embrapa, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), IF Baiano, Prefeitura Municipal de Valença, Sindicato Rural de Valença, Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Comitê da Agricultura e Associação de Produtores de Cravo-da-índia da Bahia (Aprocravo), entre outras.

“As ações do IF Valença com o cravo vão ser derivadas em parte do nosso apoio via emenda parlamentar do deputado Raimundo Costa”, salienta Laranjeira.

 

Serviço:

Evento: Seminário da Cadeia Produtiva do Cravo
Data: 21 de fevereiro (quarta)
Horário: 7h30 às 13h
Local: Auditório do IF Baiano - campus Valença
Formulário de inscrição: https://suap.ifbaiano.edu.br/eventos/inscricao_publica/1503/

 

 

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventoparceria