16/02/24 |   Transferência de Tecnologia

Programa Embrapa & Escola da Embrapa Meio Ambiente tem novidade para 2024

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Cristina Tordin

Cristina Tordin - Visita

Visita

O destaque é o tema sobre pagamento por serviços ambientais por cuidar da natureza

O programa Embrapa & Escola, oferecido pela Embrapa em todo o País, visa aumentar a conscientização das crianças e jovens sobre a ciência, tecnologia e agricultura, no objetivo de melhorar a qualidade de vida da população brasileira. Para esse ano, a novidade é a inclusão do tema “Pagamento por cuidar da natureza". Os pesquisadores irão contar o que está acontecendo com um projeto Embrapa Meio Ambiente em Jaguariúna, chamado PSA-Jaguariúna. 

Conforme a pesquisadora Maria Lucia Zuccari, "esse projeto é como um super-herói para as áreas verdes: ele ajuda a cuidar da natureza, principalmente onde as árvores estão sendo replantadas e protegidas. Isso tudo faz parte de um plano maior da cidade, o Programa Bacias Jaguariúna, que conta com a ajuda de várias organizações". 

“Vamos falar sobre como esse projeto é importante para deixar o campo mais verde e bonito, usando uma maquete bem legal. Também vamos mostrar como conseguir dinheiro para plantar mais árvores, como proteger essas áreas com cercas, plantar novas mudinhas e ficar de olho nelas para ver como crescem”, destaca a pesquisadora.

Além disso, explica Pedro Gehard, pesquisador que também participa do projeto, "iremos falar sobre um esquema que paga as pessoas para cuidarem do meio ambiente - isso mesmo, ganhar dinheiro ajudando a natureza,  e como todo mundo trabalha junto para fazer a natureza ficar mais saudável".

“O nosso objetivo é mostrar como essas ações estão fazendo uma grande diferença na área onde a água é coletada para a cidade  - nosso Projeto Piloto e o que mais vamos fazer para melhorar a situação do rio Camanducaia, também em Jaguariúna. “Esperamos que, ao conhecerem melhor essas atividades, vocês fiquem animados para ajudar a cuidar do nosso planeta”, acredita Gehard. Essa parceria conta com o pesquisador José Carlos Perdigão, da ONG Jaguatibaia.

 

Programa

Durante 2023, a Embrapa Meio Ambiente atendeu mais de 460 alunos do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares, em sua sede em Jaguariúna, SP, sobre diversos temas que o Programa Embrapa & Escola oferece. O programa é uma ação institucional implantada desde o ano de 1997, que visa conscientizar os alunos sobre a importância da ciência e da tecnologia para a melhoria da qualidade de vida da população.

O Embrapa & Escola também prioriza criar um ambiente que aproxima os alunos das Unidades de Pesquisa da Embrapa pelo País, por meio de visitas. Desde a criação do Embrapa & Escola, a Embrapa Meio Ambiente já recebeu mais de 41 mil alunos, em visitas programadas. 

 

Agendamento
O agendamento para as visitas para esse tema e outros oferecidos, que poderão ser realizadas presencialmente (na Embrapa ou nas escolas), ou via on-line, pode ser feito aqui.

Essa ação está vinculada aos ODS 4 e 12.

ODS 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Meta 4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
 
ODS 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Meta 12.8 Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.

Cristina Tordin (MTB 28499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 992626751

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/