16/02/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Para potencializar safras, Embrapa oferece genética de arroz com grãos nobres

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Cultivar Pampa CL é umas variedades de arroz irrigado da Embrapa com alta comercialização.

Cultivar Pampa CL é umas variedades de arroz irrigado da Embrapa com alta comercialização.

Faltam cinco dias para a Embrapa apresentar suas tecnologias que auxiliarão a gestão das propriedades dedicadas aos grãos e a diversificação de culturas na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que inicia dia 21 e se estende até dia 23 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas, no Capão do Leão. Esta edição focada na Gestão para potencializar safras contará com as novidades em genética de grãos e forrageiras, manejo de sistema de irrigação e drenagem - o caso do uso do sulco-camalhão - a tecnologia Pasto sobre Pasto e as máquinas Topa Tudo e Campo Limpo.

Genética em Grãos

Os produtores que quiserem permanecer com safras rentáveis podem conhecer o portfólio de cultivares de arroz irrigado da Embrapa Clima Temperado. É possível encontrar opções para variados objetivos dos produtores de arroz, soja e milho. A indicação de destaque nesta edição são as cultivares de arroz irrigado BRS Pampa CL, BRS A706CL e SCSBRS126 Dueto.

A BRS Pampa CL é uma cultivar de arroz de grãos nobres para o sistema clearfield no RS. É uma das cultivares de genética Embrapa mais plantadas em regiões arrozeiras no País. Ela apresenta plantas modernas, de ciclo precoce, resistente a doenças e com alta produtividade, alcançando até 12 toneladas por hectare.

A BRS A706CL é uma cultivar de arroz irrigado de ciclo médio para o sistema clearfield, muito adaptável às regiões tropical e subtropical. É resistente ao acamamento e principais doenças do arroz. Possui excelente qualidade de grãos para linha de produtos premium. 

A SCSBRS 126 Dueto é a cultivar de arroz da Embrapa lançada em junho de 2023 , numa parceria com a Epagri/SC. Ela usa o cultivo convencional de arroz, destacando sua alta produtividade e a qualidade de grãos. Possui ciclo tardio e entre os seus diferenciais, a cultivar possui tolerância a extremos de temperaturas, tanto altas quanto baixas, o que faz da Dueto um material sem concorrência no mercado. 

Além destes três destaques, há tantas outras cultivares de arroz irrigado como alternativa aos produtores. Basta conhecer os materiais.  

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8508

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/