21/02/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Máquinas Campo Limpo e Topa Tudo são apresentadas para eficiência de pastagens

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Máquina Topa Tudo reduz até oito vezes o tempo de plantio de pastagens, trazendo benefícios econômicos e eficiência para gestão da propriedade rural..

Máquina Topa Tudo reduz até oito vezes o tempo de plantio de pastagens, trazendo benefícios econômicos e eficiência para gestão da propriedade rural..

Duas máquinas serão demonstradas durante a realização da 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas para uso mais eficiente nas lavouras de pastagens e forrageiras. A máquina Campo Limpo, controladora  de plantas invasoras, e a máquina Topa Tudo, que  faz plantio de sementes e mudas de forrageiras vão ser conhecidas na área de Pastagens dentro das lavouras experimentais do evento. A Abertura da Colheita acontece durante três dias, 21 a 23 de fevereiro, nas dependências da Estação Experimental Terras Baixas, no Capão do Leão, área de pesquisa da Embrapa Clima Temperado.

A máquina Campo Limpo é uma ferramenta de controle de plantas invasoras em pastagens, especialmente, o capim anonni. Ela faz uma aplicação seletiva de herbicidas, através do manejo integrado para recuperação de pastagens degradadas. O pesquisador Naylor Bastiani Perez, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé/RS, fala do uso do controle seletivo, onde há a possibilidade de aplicar o herbicida somente nas plantas que ficarão mais altas, permitindo a preservação da pastagem ou campo nativo.

A máquina Topa Tudo é uma plantadeira de mudas de espécies forrageiras e arbóreas, um implemento para facilitar especialmente o plantio de mudas das forrageiras BRS Kurumi e BRS Capiaçu, mas pode ser utilizada para outras espécies. O plantio, antes feito manualmente, poderá ser realizado de forma mecanizada, reduzindo a penosidade do trabalho e o tempo de plantio em até oito vezes. A Topa Tudo é acoplável a tratores de média potência e permite o plantio direto. A máquina é uma criação do produtor rural Joaquim Kurz Filho.

A 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federarroz, Embrapa, Senar/RS e Irga.

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8508

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/