21/02/24 |

Soja Baixo Carbono é um dos destaques de dia de campo na Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O dia de campo de soja, a ser realizado pela Embrapa e pela Fundação Meridional, no dia 23 de fevereiro, das 8h às 12h30, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja, em Londrina (PR), terá cinco estações técnicas dedicadas a cultivares de feijão e de soja, assim tecnologias indicadas para a produção de soja baixo carbono, informações sobre o manejo de plantas daninhas nas diferentes plataformas transgênicas em soja e conhecimentos sobre o quebramento da haste da soja e a podridão de grãos. A expectativa é reunir aproximadamente 250 participantes. As inscrições gratuitas estão disponíveis aqui.

Soja Baixo Carbono – Após a abertura, haverá a apresentação do Programa Soja Baixo Carbono a ser ministrada pela pesquisadora da Embrapa Soja Roberta Carnevalli Monteiro. A proposta é enfatizar a produção sustentável de soja, destacando as principais tecnologias  indicadas para se produzir com baixa emissão de gases de efeito estufa. A campo, um painel irá demonstrar as raízes de nove espécies (soja, milho, milheto, feijão guandu, crotálaria, panicum BRS Zuri, braquiária brizanta BRS Piatã e braquiária ruziziensis). “Queremos apresentar alternativas de diversificação de culturas e o impacto da adoção do sistema de plantio direto na melhoria da qualidade do solo e, consequentemente, na produtividade da soja baixo carbono”, explica a pesquisadora.

Além disso, será abordado o efeito da inoculação e da coinoculação no sistema radicular de várias espécies. “As gramíneas, a exemplo das braquiárias, produzem raízes robustas e mais profundas do que as leguminosas (soja, crotalária e guandu, por exemplo) e, por isso, incentivamos sua introdução nos sistemas mais sustentáveis”, diz a pesquisadora. A proposta é apresentar várias tecnologias recomendadas para a produção de soja baixo carbono, como a coinoculação da soja com as bactérias fixadoras de nitrogênio (bradirizóbio) e as promotoras de crescimento (azospirillum), além do manejo racional de fertilizantes, o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas e o sistema plantio direto.
 
Lançamentos de soja  - Entre os destaques de soja, estão os dois lançamentos da Embrapa nesta safra: BRS 1064IPRO e BRS 1056IPRO. A BRS 1064IPRO, por exemplo, possui excelente desempenho produtivo, com alta estabilidade e boa adaptação. Essa cultivar apresentou ganho produtivo de 6,8% acima da média das principais cultivares padrões de mercado, de amplo cultivo na macrorregião de indicação. Indicada para os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de ser recomendada para o centro-norte de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Goiás (REC 301). A novidade tem ciclo semi-precoce (grupo de maturação 6.4). A BRS 1064IPRO apresenta ampla janela de semeadura e de adaptação e resistência ao acamamento e às principais doenças da soja, principalmente à podridão radicular de Phytophthora e aos nematoides de galha e de cisto (raça 3).

Outro lançamento é a cultivar de soja BRS 1056IPRO que tem como ponto forte a excelente performance produtiva. Esse lançamento traz ainda características como estabilidade de produção, resistência ao acamamento, tipo de crescimento indeterminado e ciclo precoce (grupo de maturação relativa 5.6). Tem agradado o fato dessa cultivar possibilitar o plantio antecipado, o que permite a sua inserção no sistema de rotação e/ou sucessão com outras culturas. Com relação à sanidade, a cultivar apresenta resistência às principais doenças da soja. É indicada para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná (RECs 102 e 103) e São Paulo (REC 103). 

Quebramento da haste da soja e podridão de grãos– Outra estação técnica irá destacar a ocorrência do quebramento de haste na soja, que a partir da safra 2020/2021, atingiu o médio-norte mato-grossense, o Paraná e Santa Catarina, e a podridão de grãos, que a partir da safra 2018/2019, vêm desafiando os produtores do médio-norte de Mato Grosso e de Rondônia. Os pesquisadores da Embrapa elaboraram uma nota técnica com alguns esclarecimentos sobre esses dois problemas. A nota técnica está aqui.

Manejo de plantas daninhas em soja transgênica – Também será apresentada, durante o dia de campo, uma estação técnica sobre o manejo de plantas daninhas nas novas plataformas transgênicas em soja. 

Plataforma Roundup Ready® (soja RR) confere às plantas de soja tolerância ao herbicida glifosato.

Plataforma Intacta RR2 PRO® (soja IPRO) confere tolerância ao glifosato e também às principais espécies de lagartas que atacam a cultura. 

Plataforma a Enlist E3® confere tolerância a três herbicidas (2,4-D sal colina; glifosato e glufosinato de amônia). 

Plataforma Conkesta Enlist E3® confere tolerância a três herbicidas (2,4-D sal colina; glifosato e glufosinato de amônia) e auxiliam na proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura.

Plataforma XTEND® confere tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba.

Plataforma INTACTA 2 XTEND®  confere tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba e às principais lagartas que acometem a cultura.

Programação 
8h – Recepção dos participantes
8h30 – Abertura
8h50 – Apresentação do Programa Soja Baixo Carbono: Valorização da Produção Sustentável 
Pesquisadora Roberta Carnevalli Monteiro
9h10 – 12h30 -  ESTAÇÕES TÉCNICAS
Cultivares de feijão
Cultivares de soja
Soja Baixo Carbono 
Quebramento da haste da soja e podridão de grãos: 
Manejo de plantas daninhas em soja transgênica


SERVIÇO - DIA DE CAMPO DE SOJA
DATA e HORÁRIO: 23 de fevereiro, das 8h às 12h30
LOCAL: Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja - Londrina (PR)
Inscrição AQUI: www.embrapa.br/soja/dia-de-campo

Lebna Landgraf (MTb 2903 - PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061 (whatsapp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/