21/02/24 |   Melhoramento genético  Produção vegetal

Embrapa Gado de Corte sedia evento sobre melhoramento vegetal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Joana Silva

Joana Silva - Em várias Unidades da Empresa há uso de imagens captadas por sensores acoplados a drones, assim como sensores terrestres e câmeras digitais.

Em várias Unidades da Empresa há uso de imagens captadas por sensores acoplados a drones, assim como sensores terrestres e câmeras digitais.

A 5ª edição do Workshop de Melhoramento Vegetal já está marcada, com o tema “Uso de imagens na fenotipagem de plantas”, que será discutido amplamente. Entre os dias 3 e 5 de abril, na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), a diretoria regional da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas de Mato Grosso do Sul (SBMP-MS) receberá pesquisadores, professores e pós-graduandos das áreas de ciências agrárias, biológicas e da computação para discutir o assunto e sua eficiência nos programas de desenvolvimento de cultivares.

Após o formato on-line da última edição, feito durante a pandemia, este ano a comissão organizadora trará dois minicursos presenciais para agregar à programação, ministrados por Filipe Matias, líder da PhenomeForce; Parag Bhatt, cientista de dados da Donald Danforth Plant Science Center (EUA). Coordenador desta edição, o pesquisador Mateus Santos, da Embrapa, explica que “este ano o evento será mais mão na massa, com uso de duas ferramentas de análise de imagens desenvolvidas por equipes lideradas pelos palestrantes. Queremos que os participantes conheçam essas ferramentas e que essas possam ajudá-los nos seus programas de melhoramento”. 

Integrante da equipe de melhoramento de forrageiras, Mateus relata que em várias Unidades da Empresa há uso de imagens captadas por sensores acoplados a drones, assim como sensores terrestres e câmeras digitais. Na Embrapa Gado de Corte, eles trabalham com imagens para avaliação de caracteres, como a matéria seca, e enxergam como promissora a adoção dessas ferramentas. O melhorista acredita que tais práticas facilitam o trabalho dos pesquisadores e incrementam os resultados, evidenciando o quanto a evolução da Ciência de Dados oferece subsídios às pesquisas.

Para a abertura do evento, além do uso de imagens, a inteligência artificial estará no centro da mesa-redonda. Participam deste momento, no dia 3, Lúcio André de Castro Jorge, pesquisador em automação e inteligência artificial da Embrapa Instrumentação (São Carlos-SP); David Mojaravscki, líder de Inteligência Artificial da Syngenta Seeds, e Edson Takashi Matsubara, professor em inteligência artificial da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, moderador da mesa.

A realização é da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP), organização da Embrapa e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

 

Histórico

O 1º Workshop foi realizado pela UFGD (Dourados-MS) em 2014, com tema “Contribuições, avanços e perspectivas para o Cerrado Brasileiro”. O segundo evento aconteceu em Campo Grande, em 2016, sob responsabilidade da Embrapa Gado de Corte abordando a “Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de cultivares para o Cerrado Brasileiro”. 

Em 2019, o workshop volta para a UFGD em um “Encontro de Profissionais do Melhoramento Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul”. A 4ª edição, em 2021, trouxe as habilidades profissionais que o melhorista de plantas precisa desenvolver. 

Este ano, o comitê organizador além de Mateus é formado por Lívia Maria Chamma Davide (UFGD), Liliam Silvia Cândido (UFGD) e Sanzio Carvalho Lima Barrios (Embrapa).

Mais informações, acesse o link.

Dalízia Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/