21/02/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Dia do Arroz com palestras técnicas e ato da colheita oficial com tecnologias Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Pesquisador Ariano Magalhães irá moderar palestras com os sementeiros de arroz genética Embrapa, além de auxiliar sobre as características da cultivar a ser colhida oficialmente, a BRS Pampa CL.

Pesquisador Ariano Magalhães irá moderar palestras com os sementeiros de arroz genética Embrapa, além de auxiliar sobre as características da cultivar a ser colhida oficialmente, a BRS Pampa CL.

O segundo dia de participação da Embrapa na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, pode ser denominado o Dia do Arroz. Durante a quinta-feira, 22 de fevereiro, no estande institucional acontecem os relatos de produtores que utilizam a genética da Embrapa, além de apresentação das características e o manejo das principais cultivares destacadas no evento neste ano: BRS Pampa CL, BRS A706CL e SCSBRS 126 Dueto e ao final do dia, a colheita de grãos com a presença de três tecnologias da Empresa. 

Os produtores das Sementes Rancho King, Sementes Cavalhada e Sementes Condessa estarão a partir das 10h30, no estande institucional da Empresa falando sobre suas experiências com as cultivares da Embrapa, contando com a moderação do pesquisador Ariano Magalhães Junior, da Embrapa Clima Temperado. Após a Empresa irá conduzir um momento de apresentação das três cultivares destacadas no evento - com diferentes tempos de colheita - ciclos precoce e médio - mostrando que o sistema clearfield da Basf tem resultados com alta eficiência produtiva ao usar a genética da Embrapa. Para auxiliar os produtores a conhecer a eficiência produtiva das suas cultivares, a Empresa fará uma fala sobre as Orientações de manejo para as cultivares Embrapa de arroz irrigado, que será apresentada às 13h30, pelo pesquisador Paulo Ricardo Fagundes, da Embrapa Clima Temperado. Toda a programação técnica estará disponibilizada ao vivo, e posteriormente podendo ser acessada, no canal Terra Sul no Youtube

Os produtores poderão conferir a genética das cultivares da Embrapa a campo, pois nas lavouras demonstrativas da Abertura da Colheita há parcelas para serem visitadas com o acompanhamento dos pesquisadores para apresentar o conteúdo técnico de seu cultivo. Todos os dias acontecem os roteiros guiados, a partir das 7h30 até às 13h, nas lavouras, mas à tarde, as equipes também ficam à disposição até às 16h, no local, para receber os visitantes.

E além desta demonstração, neste mesmo dia, acontecerá a abertura oficial da colheita, às 17h, o ato solene na lavoura Breno Prates com a presença do Governador do RS, autoridades e lideranças do agro gaúcho e nacional, onde será colhida a cultivar da Embrapa BRS Pampa CL ao lado da cultivar IRGA 424 CL. A lavoura Breno Prates estará destacando mais duas tecnologias da Embrapa: a cultivar de soja BRS 5804 RR, que divide a lavoura com a cultivar de soja da BASF. A soja foi cultivada usando outra tecnologia da pesquisa agropecuária, a tecnologia sulco-camalhão, que nesse ano de El Niño serviu para a drenagem da lavoura.

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (530 3275-8508

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/