22/02/24 |

Chefia da Embrapa Clima Temperado participa da abertura de seminário sobre gestão rural e da Arena Digital na Abertura da Colheita do Arroz

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta -

No início da tarde de terça-feira (21), o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (RS), Waldyr Stumpf Junior, integrou o ato de abertura do Seminário Gestão Rural, que abriu a programação de palestras técnicas da 34ª Abertura da Colheita do Arroz e Grão em Terras Baixas. E pela manhã, participou da abertura da Arena Digital, uma das principais novidades deste ano. Com o tema “Gestão potencializando safras”, o evento está sendo realizado de 21 a 23 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas (ETB) da Embrapa Clima Temperado, no Capão do Leão (RS).

Durante a solenidade, Waldyr destacou a realização do evento pelo sexto ano consecutivo na Embrapa e a participação da Empresa de forma ininterrupta desde 2003. “Isso para nós é uma honra. Ter aqui a cadeia produtiva, não só mais do arroz, mas dos grãos, da pecuária, discutindo, trocando ideias para, juntos, buscar soluções”, afirmou. O momento também contou com a presença do diretor-executivo de Governança e Gestão (DE-GG), Alderi Araújo.

Stumpf ainda comentou a evolução dos patamares de produtividade das lavouras, que passaram de cerca de três mil quilos por hectare para mais de dez mil, em média, reforçando o papel do conhecimento produzido pela pesquisa e dos esforços de transferência de tecnologia. “A Embrapa, como uma instituição de ciência e tecnologia, como uma instituição do Estado brasileiro, tem que estar junto dos produtores”, completou.

Participaram do ato os representantes das entidades que organizam o evento. O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, agradeceu as parcerias das instituições correalizadoras e classificou a programação voltada à gestão como imperdível e muito apropriada ao momento. “É um evento grandioso que cada vez mais nos desafia a manter este nível que nós alcançamos”, disse.

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rodrigo Machado, classificou esta edição como a maior abertura da colheita da história em função dos recordes de público e participação. Já o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), Eduardo Condorelli, disse que o produtor rural precisa aprender a ser cada vez mais empresário. “Nós somos muito bons no que fazemos dentro das nossas porteiras, nas técnicas de produção e produtividade, mas não devemos nos acomodar. Devemos evoluir e inovar sempre”, acrescentou.

Arena Digital

Durante a manhã, na abertura da Arena Digital, Waldyr, falou sobre as expectativas com relação às atividades para atendimento, não apenas à cadeia produtiva do arroz, mas a todo agroecossistema produtivo de terras baixas, que abriga cinco milhões de hectares e é responsável por 70% da produção nacional de arroz. Ele também relacionou o papel da Embrapa com a promoção de inovação discutida no evento. “A Embrapa é uma empresa inovadora desde a sua gênese”, completou.

Também participaram da solenidade o presidente da Federarroz, Alexandre Velho; os secretários estaduais da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, e de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp; o superintendente de Inovação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Vinicius Farias; e o coordenador do Inova RS Região Sul e diretor do Oceantec Parque Tecnológico, Artur Gibbon.

Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8206

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/