22/02/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa, Epagri e Basf apresentam novas cultivares de arroz

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Neste dia 22 de fevereiro, às 12h, no estande institucional da Embrapa na 34ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas foi feita a apresentação do lançamento da cultivar em parceria com a Epagri, a SCCBRS 126 Dueto e também as principais cultivares da Embrapa de arroz irrigado em destaque no evento que utilizam o sistema clearfield da Basf, a BRS Pampa CL e a BRS A706 CL.

O painel foi conduzido pelo pesquisador em genética de arroz José Colombari, da Embrapa Arroz e Feijão. Primeiramente o engenheiro agrônomo da Epagri Laerte Terres mostrou as características e diferenciais da cultivar SCSBRS126 Dueto. “O nome Dueto vem explicar um de seus pontos fortes que é a tolerância a duas condições climáticas: ao calor e ao frio na fase reprodutiva da cultura do arroz. E também se refere à parceria existente entre as duas instituições, Epagri e Embrapa”, disse.

Laerte Terres falou que a SCSBRS 126 Dueto é a terceira cultivar em parceria com a Embrapa. Ele apresentou a origem de sua base genética, destacando o seu elevado potencial produtivo.Atualmente o material está na primeira safra, alcançando 11 toneladas/ha de produtividade, mas possuindo um potencial produtivo de mais de 14 toneladas/ha. “Ela é uma cultivar de ciclo longo, adaptando-se ao cultivo nas áreas de Camaquã e municípios para região da metade norte do RS. É de sistema pré-germinado, o que poderá facilitar o acamamento de plantas. É um dos melhores grãos da Epagri”, falou.

O pesquisador José Colombari enfatizou que o material dá uma segurança financeira e alimentar, pois possui maior resiliência a extremos climáticos e orientou que os sementeiros oriundos de Santa Catarina interessados em produzir sementes serão atendidos pela Epagri e aqueles sementeiros do restante dos estados brasileiros serão acompanhados pela Embrapa.

Cultivares da Embrapa no sistema clearfield da Basf são destacadas

Na mesma oportunidade, o pesquisador Elbio Cardoso da Embrapa Clima Temperado fez uma apresentação sobre as características das cultivares BRS Pampa CL e BRS A706 CL ao mostrar materiais que possuem sanidade, produtividade e qualidade de grãos. “Pode-se dizer que a BRS Pampa CL é um material de melhor resposta ao custo-benefício, enquanto que a BRS A706 CL traz outro perfil de variedade, de ciclo médio, mostrando maior tranquilidade para seu manejo, já que possui um comportamento mais estável para sistema pré-germinado”, enfatizou Elbio.

O gerente de Marketing de Sementes de Arroz da BASF, José Mauro Guma, destacou o ritmo de lançamentos de materiais genéticos realizados pela Embrapa reforçando a motivação a cada material lançado pela pesquisa agropecuária pelo fato de apresentar modernidade com genética  de alta qualidade. “Estamos muito entusiasmados pois nos próximos quatro anos já teremos mais três cultivares sendo lançadas na versão do sistema clearfield: BRS 705, BRS 704 e BRS Pampeira”, anunciou Guma.

Palestra  mostra orientações de manejo das cultivares Embrapa

Na sequência do Dia do Arroz, o pesquisador Paulo Ricardo Fagundes, dedicou um tempo para repassar orientações de manejo para as diferentes cultivares de arroz irrigado da Embrapa, com uma palestra de uma hora no estande institucional, abordando primeiramente pontos de manejo geral para cultivo de arroz irrigado, e depois, especificando o manejo para cada uma das cultivares do portfólio Embrapa, conforme sua adaptabilidade.

Cristiane Betemps (Mtb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8508

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/