22/02/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa foca em Pastagens e diversificação de cultivos no seu ultimo dia na Abertura da Colheita em Terras Baixas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Área demonstrativa de Pastagens e forrageiras mostra alternativas para o produtor de grãos diversificar sua propriedade com o ILP e outras culturas..

Área demonstrativa de Pastagens e forrageiras mostra alternativas para o produtor de grãos diversificar sua propriedade com o ILP e outras culturas..

O terceiro e último dia de participação da Embrapa dentro da programação da 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é dedicado às Pastagens e as novas possibilidades de diversificação de culturas com a utilização de cereais de inverno. A pesquisa dedicou uma área demonstrativa com inúmeras forrageiras e pastagens - aliando a integração lavoura-pecuária - para diferentes perfis de produtores, além de um espaço para troca de conhecimentos. O evento, que iniciou no dia 21, se encerra nesta sexta-feira, dia 23, contribuindo com a cadeia orizícola para melhorar a gestão das propriedades rurais que se dedicam às culturas dos grãos, e que também possam ter outras alternativas de cultivos.

Área demonstrativa de Pastagens

Nas lavouras demonstrativas do evento estão localizados talhões de pastagens, apresentando mais de 15 espécies de cultivares com a genética Embrapa como Brachiaria BRS Ipyporã Brachiaria BRS Piatã,Brachiaria BRS Integra, Capim Elefante BRS Kurumi, Capim Elefante BRS Capiaçu,Cornichão URS BRS Posteiro, Capim Sudão BRS Estribo, Milheto BRS 1501, Milheto BRS 1503, Panicum BRS Tamani, Panicum BRS Quênia, Panicum BRS Zuri, Sorgo Granífero BRS 373, Sorgo BRS Ponta Negra, Sorgo BRS 716 Biomassa, Trevo Branco BRS URS Entrevero e Trevo Vermelho URS BRS Mesclador. Ali, diversos especialistas estarão atendendo de forma direcionada os produtores e público interessado nos materiais, desde suas características, comportamento de manejo, dados de produção, como conseguir sementes e contatos de produtores-usuários. O atendimento ao público acontece desde as 7h30 até as 13h, com a organização de grupos guiados, e depois das 13h30 até às 16h, os interessados podem visitar de forma independente os espaços, tendo o assessoramento de especialistas no local.

Tecnologia de manejo 365 Dias Pasto sobre Pasto

Nesta mesma área será mostrada também a tecnologia de manejo 365 Dias - Pasto sobre Pasto - que busca mesclar plantas forrageiras na mesma área, iniciando um novo ciclo de crescimento do pasto sobre outro ciclo sem remover as diferentes forrageiras em produção. Isso dá maior estabilidade na oferta de forragem ao longo do ano, principalmente nos críticos períodos de transição entre as estações frias e quentes do ano, quando ocorrem os conhecidos vazios forrageiros. Com esta estratégia de manejo é possível alimentar os animais com pastos verdes sendo utilizados 365 dias do ano, com quantidade e qualidade econômica suficiente para promover o aumento da eficiência bionômica dos rebanhos e dos diferentes sistemas de produção agropecuários. 

Painel Produtores de Sementes e Mudas Embrapa - Forrageiras

A partir das 10h15, deste dia 23, no estande institucional da Embrapa Clima Temperado, localizado na avenida principal do evento, acontece a troca de conhecimentos com a realização do Painel Produtores de Sementes e Mudas Embrapa - Forrageiras, que contará com a moderação do engenheiro agrícola Sérgio Bender. A primeira fala será feita pelo pesquisador Daniel Montardo da Embrapa Pecuária Sul sobre a Evolução e histórico no melhoramento de plantas forrageiras, após acontecem os relatos das experiências dos produtores Felipe Sangalli Dias da Terra Greda Sementes, Cláudio Cesar machado da Sementes Lopes/Sulpasto, Pedro Henrique Mastella da Agrosul Sementes/Sulpasto, Marcelo Hollsback, da Integração Sementes Unipasto e Waldoir Araújo da Costa que irá apresentar o sistema de plantio de mudas forrageiras. A manhã será fechada com a apresentação do Portfólio de cultivares da Embrapa de cereais de inverno pelo pesquisador Renato Fontaneli da Embrapa Trigo como opção para promoção de diversificação das lavouras, oportunizando ao produtor realizar mais de uma safra ao ano em sua propriedade, aproveitando os recursos naturais e gerando renda. 

Todas estas atividades acontecem na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, no Capão do Leão. O evento é uma ação conjunta entre a Federarroz, Embrapa, Senar/RS e Irga.

 

Cristiane Betemps (Mtb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8508

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/