23/02/24 |

Embrapa Agricultura Digital apresenta soluções tecnológicas em evento do setor sucroenergético

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Graziella Galinari

Graziella Galinari - Experimento demonstra validação de produtos a base de bioinsumos

Experimento demonstra validação de produtos a base de bioinsumos

Visitantes do Coplacampo 2024 terão a oportunidade de conhecer in loco experimento apresentado pela Embrapa Agricultura Digital e parceiros que demonstra o potencial do uso de bioinsumos na cultura da cana-de-açúcar. O evento é realizado pela Cooperativa de Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana) em Piracicaba/SP e a programação acontece entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, com entrada franca.

O Coplacampo é direcionado aos mais de 9 mil cooperados da Coplacana e produtores rurais e contará com demonstrações práticas de novas tecnologias bem como tendências do agronegócio. Além do experimento em campo, a Embrapa vai apresentar o Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar), desenvolvido com a Coplacana e a Usina Granelli, e a plataforma AgroAPI Embrapa, voltada a empresas, instituições públicas e privadas e startups.

 

Experimento

A Embrapa Agricultura Digital, em parceria com a Coplacana e a empresa de bioinsumos Simbiose e o apoio da Agência de Estudos e Projetos (Finep), instalou o experimento no Coplacampo para demonstrar a validação de produtos a base de bioinsumos destinados a aumentar a tolerância ao estresse hídrico em cana-de-açúcar. Visitas técnicas guiadas estão programadas para às 10h e às 15h30 do dia 26/2, e às 10h no período de 27/2 a 01/03,  na área que fica próxima à entrada da feira.

Bioinsumos como os inoculantes microbiológicos tornam a atividade agrícola mais resiliente e eficiente. Ao melhorarem a qualidade do solo e a nutrição das plantas, resultam em alimentos mais saudáveis, preservação da biodiversidade e melhor custo-benefício. Todas demandas crescentes entre cooperados da Coplacana, diz o pesquisador Geraldo Magela de Almeida Cançado, da Embrapa Agricultura Digital, ao indicar a relevância da temática para o segmento. 

“A Embrapa e a Coplacana negociam nova parceria voltada ao desenvolvimento de pesquisas com a aplicação de microrganismos na cultura da cana-de-açúcar, inclusive com a utilização de modernas técnicas de agricultura digital para avaliar o desenvolvimento e o desempenho da cultura”, adianta o pesquisador.

Rastreabilidade 

O Sibraar, desenvolvido por equipe da Embrapa Agricultura Digital, será apresentado em estande conjunto com a Usina Granelli Ltda. O sistema de rastreabilidade foi aplicado pela primeira vez na produção de açúcar mascavo na planta agroindustrial da Granelli com apoio da Coplacana, e hoje também é aplicado para o açúcar tipo demerara. 

A tecnologia permite armazenar dados de fabricação dos produtos em blocos digitais, usando a blockchain, para construir uma sequência temporal e imutável dos registros. Por meio de um QR Code impresso na embalagem, o consumidor tem acesso a informações sobre a origem e o processo industrial aplicados na fabricação do açúcar, como a procedência da matéria-prima e laudos de qualidade.

O sistema pode ser customizado para aplicação em diversas cadeias produtivas, podendo ser utilizado ao longo de todo processo: da produção, processamento e beneficiamento à comercialização. O Sibraar está preparado para operar internacionalmente, agregando valor e confiabilidade às exportações.

 

AgroAPI

No estande da Embrapa, visitantes da décima edição do Coplacampo também vão poder obter informações sobre o funcionamento e o acesso à AgroAPI. A plataforma oferece informações e modelos agropecuários gerados pela Embrapa que podem ser utilizados por empresas, instituições públicas e privadas e startups para a criação de softwares, sistemas web e aplicativos móveis para o setor agropecuário, com redução de custo e de tempo.

O acesso aos dados e modelos é realizado de forma virtual por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, na tradução do inglês) – um conjunto de padrões e linguagens de programação que permite, de maneira automatizada, a comunicação entre sistemas diferentes de forma ágil e segura.

Serviço:

Evento: Coplacampo

Entrada Franca

Data: De 26 de fevereiro e 1º de março
Horário: Das 8h às 17h
Local: Piracicaba/SP
Endereço:  Rodovia do Açúcar, km 157 - Taquaral – Piracicaba SP CEP 13.423-070

 

Valéria Cristina Costa (MTb. 15533/SP)
Embrapa Agricultura Digital

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventoagroapicoplacanabioinsumossibraarcoplacamposimbiose