23/02/24 |   Transferência de Tecnologia

Técnicos da Agraer recebem treinamento em controle de carrapatos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Suelma Bonatto

Suelma Bonatto - Curso foi ministrado pelo pesquisador Renato Andreotti da Embrapa e sua equipe

Curso foi ministrado pelo pesquisador Renato Andreotti da Embrapa e sua equipe

Pesquisa publicada em 2020, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, revela que os carrapatos podem causar prejuízos na casa de 13,8 bilhões de reais por ano. Diante desse cenário, a equipe de bovinocultura de leite da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) e a Embrapa Gado de Corte realizaram uma capacitação sobre esse ectoparasita aos extensionistas, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, na Unidade da Empresa. 

Coordenador da pasta da cadeia produtiva do leite da Agraer, José Carlos Gasperoni, comenta que no campo, por parte dos produtores, os técnicos percebem que há certa dificuldade para a tomada de decisão em relação a qual produto (carrapaticida) utilizar, assim como qual estratégia de controle adotar.

Importância econômica do controle do carrapato em bovinos, biologia e ecologia, formas de controle, controle estratégico em bovinos, resistência aos acaricidas, sensibilidade dos bovinos, tristeza parasitária bovina, biocarrapaticidograma e visita ao laboratório foram alguns temas presentes no curso, ministrados pelo pesquisador Renato Andreotti da estatal e sua equipe, formada por Jacqueline Barros, Marcos Valério Garcia, Leandro Higa, Pamella Duarte e Leandra Oshiro.

 

 

 

A partir do treinamento, o zootecnista Gasperoni acredita que a equipe da Agência está melhor preparada para levar essas informações aos produtores e orientá-los inclusive quanto à utilização dos serviços oferecidos, gratuitamente, pela Empresa, como o envio de carrapatos ao laboratório da Embrapa para análise. Ao todo, 16 extensionistas da Agraer, entre agrônomos, médicos-veterinários e zootecnistas de vários regiões de Mato Grosso do Sul, estiveram envolvidos na capacitação. 

"Essa parceria com a Embrapa para melhorar o atendimento à agricultura familiar, principalmente os produtores de leite, fortalece a nossa pecuária. Nas propriedades, vamos encaminhar as amostras de carrapato à Embrapa Gado de Corte", explica o chefe de Setor Assistência Técnica e Extensão Rural da Agraer, Arnaldo Santiago Filho. 

Durante esses dias, discutiu-se ainda a possibilidade de se construir um plano estadual, uma política pública, de controle do carrapato e que será encaminhada aos dirigentes das instituições. O ponto de partida será essa coleta e envio de amostras das propriedades atendidas em MS à Embrapa. A partir disso, é possível gerar um mapa com a realidade do ectoparasita no Estado e construir um plano de ação com a participação das entidades.

Para o cientista Renato Andreotti, o curso é outro passo nessa direção e, para a próxima Dinapec, um espaço sobre os carrapatos na produção familiar está confirmado. Andreotti também estará na Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar), no Sindicato Rural de Dourados (MS), agora em abril. 

Parceria
Em 2017, a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) e Agraer assinaram um acordo de cooperação técnica para ampliar a interação em MS, por meio de ações de assistência técnica e extensão rural, fortalecendo a transferência de tecnologias. O contrato veio após a conclusão de um acordo da Agraer junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), prevendo o atendimento a produtores de médio porte de pecuária de corte e leiteira. Desde então já foram oferecidos cursos em forragicultura e nutrição animal.

Dalízia Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/