26/02/24 |

Workshop do PITEC Agro discute soluções jurídicas para inovação no agronegócio

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernando Gregio

Fernando Gregio -

Representantes da academia, da iniciativa privada e do poder público participaram, no último dia 21 de fevereiro, do terceiro workshop realizado no âmbito do projeto de estruturação do Polo de Inovação Tecnológica do Agronegócio no Rio de Janeiro (PITEC Agro). O evento, realizado na Embrapa Solos (RJ) e coordenado pela consultoria Capo Business & Innovation, trouxe discussões e dinâmicas sobre soluções jurídicas para contratação de inovação no agro, levando em conta a realidade de diferentes stakeholders, tais como pequenos e médios produtores, startups, universidades, governos, investidores, Sistema S e corporações.

O PITEC Agro tem o objetivo de promover no estado do Rio de Janeiro a interação e a cooperação entre iniciativas empreendedoras privadas, comunidade científica, universidades e instituições públicas para transformar pesquisa e conhecimento em produtos e serviços inovadores, atendendo com mais eficácia as demandas do setor produtivo.

O projeto de estruturação do polo é liderado pela Embrapa, por meio dos três centros de pesquisa localizados no Rio de Janeiro – Embrapa Agrobiologia, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Solos – e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), com a participação de atores relevantes do ecossistema de inovação do agro fluminense. 

A consultora jurídica Gabriela Capobianco, da Capo Business & Innovation, ressaltou que o tema da inovação é recente no meio jurídico, e por isso apresenta muitos campos desconhecidos e muitas oportunidades para os profissionais da área. “O Direito tem que sustentar o que está vindo de novo, e não retardar ou atrasar o passo da inovação. Essa discussão com os times jurídicos das instituições é muito importante para que consigamos trazer todo mundo na mesma esteira, para evitar ser aquele jurídico tradicional que fala o que não pode ser feito. Precisamos saber como podemos fazer”, frisou.

Gizelle Cristina Bedendo, coordenadora do projeto pela Embrapa, explica que as articulações com instituições de governo, iniciativa privada e outros hubs do Rio de Janeiro continuarão sendo intensificadas em busca da estruturação da rede que está sendo formada em torno do PITEC Agro.

“A ideia é conectar as potencialidades de todos os parceiros da nossa rede, e que seja possível estruturá-la com governança forte e com todos os aspectos jurídicos e administrativos bem formatados. Queremos oferecer ao estado do Rio de Janeiro caminhos concretos para a transformação do conhecimento em inovação, e que ela chegue ao produtor rural e a quem precisar”, acrescentou a especialista.

Participaram do workshop na Embrapa Solos representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio de Janeiro (Sedeics); Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro (Pesagro); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio); Núcleo de Inovação Tecnológica da UFRJ; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj); União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (Unacoop); Sollytch; Capo Business & Innovation e Embrapa, por meio da Embrapa Agrobiologia, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Solos.

Os dois primeiros workshops do projeto, realizados em agosto e dezembro de 2023, marcaram o início da jornada de estruturação do PITEC Agro. Organizados pela Fundação Instituto de Administração (FIA), referência em estruturação de ambientes de inovação, os workshops lançaram as bases de uma discussão coletiva para o desenvolvimento estratégico do Polo e seu plano de ação.

Saiba mais

 

 

Fernando Gregio (MTb 42.280/SP)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pitec-agro