26/02/24 |

Cooperação entre Embrapa e Cotricampo confirma que cereais de inverno são alternativa viável para alimentação animal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na tarde da última quinta-feira (22/02), durante a 8ª ExpoAgro Cotricampo, em Campo Novo, RS, gestores da Embrapa apresentaram ao Conselho de Administração da Cotricampo a prévia de pesquisas sobre o uso de cereais de inverno na ração animal que estão em andamento na cooperativa.

Através de um acordo de cooperação entre a Embrapa Suínos e Aves, Embrapa Trigo e Cotricampo está em andamento um estudo para avaliar o uso de cereais de inverno na composição de ração para bovinos, suínos e aves, substituindo parte do milho e do farelo de soja utilizado pela cooperativa na fábrica de rações. “O estudo comprova que parte do milho e do farelo de soja pode ser substituído por cereais de inverno, como triticale, trigo ou cevada. Consideradas as espécies utilizadas na alimentação e o uso nas diferentes fases de crescimento, os animais podem alcançar o mesmo ganho de peso, consumindo a mesma quantidade de alimento e apresentando os mesmos rendimentos em frigoríficos”, destaca o Chefe-Geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe. Ainda de acordo com Krabbe, “ter uma segunda opção de cereal, que pode ser produzido no inverno, como está sendo proposto, significa um grande cenário para a indústria de proteína animal”.

Para o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, o estudo ganha ainda mais relevância a partir das adversidades climáticas e de mercado vivenciadas no Rio Grande do Sul nos últimos anos. Como a Região Sul não é autossuficiente na produção de milho, necessita trazer do Mato Grosso os grãos necessários para a demanda, aumentando os custos de produção para os diversos elos da cadeia. “A Região Sul conta com muitas áreas ociosas no inverno, que podem gerar renda e alimento para os animais”, adverte Lemainski.

Durante o encontro, o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, manifestou o desejo de aprofundar ainda mais este trabalho de parceria com a Embrapa, pois o trabalho de pesquisa vem consolidando alternativas muito significativas para os produtores associados à cooperativa. Segundo ele, a parceria de longa data com a Embrapa já permitiu importantes resultados na Cotricampo em trabalhos como o trigo branqueador utilizado no moinho, ações para promoção da melhoria na conservação de solo e agora o foco na redução de custos na alimentação animal. 

Para que o trabalho pudesse ser desenvolvido, produtores cooperados tiveram participação decisiva. “Estou muito feliz em poder implementar essa pesquisa. Conseguimos resultados acima da expectativa com o nosso rebanho leiteiro”, ressalta Cleiton Wantz, produtor rural, empresário e associado à Cotricampo, que está participando do estudo. Wantz garante que os produtores estão tendo opções alternativas à soja e milho. Na propriedade que coordena, em Três Passos, RS, o uso de trigo e triticale tem sido uma constante desde 2022. O rebanho de vacas Jersey produz leite que abastece a indústria em que o produtor é um dos sócios. 

O relatório final produzido pela Embrapa Suínos e Aves será entregue à Cotricampo nas próximas semanas, podendo ser divulgado de uma forma mais abrangente aos produtores e ao setor industrial.

 

Colaboração Assessoria de Comunicação da Cotricampo

Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Suínos e Aves

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cereais-de-inverno