27/02/24 |

Artigo sobre estudo brasileiro em Metabolômica Agrícola é capa de revista internacional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Amazônia Ocidental, Embrapa Soja e Universidade Federal do Ceará conseguiram publicar um artigo na capa da revista Analytical Methods, editada pela Royal Society of Chemistry, da Inglaterra. “Foi uma surpresa muito grata, porque concorremos com outros grupos de pesquisa, em nível mundial, e o nosso trabalho foi selecionado para a capa dessa prestigiada revista”, comemora o pesquisador Guilherme Juliao Zocolo, da Embrapa Soja, supervisor do projeto de metabolômica para pesquisas com guaraná.

O artigo entitulado Abordagens metabolômicas para explorar quimiodiversidade em sementes de guaraná (Paullínia cupana) usando análise UPLC-QTOF-MSE e RMN† (Metabolomic approaches to explore chemodiversity in seeds of guarana (Paullinia cupana) using UPLC-QTOF-MSE and NMR analysis†). Zocolo explica que o artigo apresenta métodos analíticos (abordagens metabolômicas) para avaliar quimicamente 52 diferentes clones de guaraná do Banco Ativo de Germoplasma do Guaranazeiro, da Embrapa Amazônia Ocidental, atendendo às diversas necessidades da indústria alimentícia.

Segundo o pesquisador, o Brasil é o maior produtor mundial de guaraná e sementes de guaraná têm sido amplamente estudadas, por apresentarem características como alimento funcional, devido à sua riqueza em cafeína, compostos fenólicos, aminoácidos e outros nutrientes. “Traçamos o perfil de substâncias bioativas desse guaranazeiro e, assim estamos determinando a quimiodiversidade vegetal de uma fruta muito importante dentro do mercado brasileiro”, explica. 

Avaliando as especificidades metabólicas dos diferentes clones de guaraná, os autores pretendem colaborar com o desenvolvimento de produtos com diferentes níveis de metabólitos específicos, como a cafeína. “Podemos perceber vários tipos de aplicabilidade como o alto, baixo e teor quase nulo de cafeína, o que pode trazer impacto à geração de diferentes produtos”, ressalta. “Esses resultados atendem a vários propósitos dentro da indústria alimentícia, farmacológica e cosmética", explica Zocolo.

 

Aplicação em soja

Zocolo explica que adotando essa mesma abordagem, é possível prospectar a soja em busca de compostos bioativos para contribuir com a indústria alimentícia, farmacêutica e de agroquímicos. “Ao identificar e caracterizar esses compostos, a pesquisa pode direcionar o desenvolvimento de variedades de soja com perfis metabólicos específicos, desejáveis para diferentes aplicações comerciais”, explica Zocolo.

Além disso, o pesquisador enfatiza que a incorporação dessa técnica ao programa de melhoramento genético da soja pode ser uma ferramenta para a seleção de linhagens com características únicas. “Isso permite o aprimoramento da soja não apenas em termos de rendimento e resistência a estresses bióticos e abióticos, mas também no que diz respeito à qualidade nutricional e ao perfil de substâncias bioativas”, complementa Zocolo.

A abordagem apresentada no artigo pode contribuir ainda com as demais linhas de pesquisa da Embrapa Soja para criação de oportunidades de descoberta de novos agroquímicos baseados em Química Verde. “Além disso, pode colaborar com o desenvolvimento de variedades de soja mais nutritivas, sustentáveis e com propriedades funcionais melhoradas, atendendo às crescentes demandas do mercado por produtos inovadores e de alto valor agregado”, defende o pesquisador.

Confira os autores do artigo de capa da revista Analytical Methods: Tamyris de Aquino Gondim, Jhonyson Arruda Carvalho Guedes, Elenilson de Godoy Alves Filho, Gisele Silvestre da Silva, Natasha Veruska dos Santos Nina, Firmino Jose do Nascimento Filho, Andre Luiz Atroch, Gilvan Ferreira Da Silva, Gisele Simone Lopes e Guilherme Juliao Zocolo.

Lebna Landgraf (MTb 2903 - PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061 (whatsapp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/