28/02/24 |

Publicação conta a história da participação da Embrapa na Expodireto Cotrijal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Márcia Pimentel

Márcia Pimentel - Publicação está disponível no site da Embrapa

Publicação está disponível no site da Embrapa

As feiras agropecuárias exercem grande influência no produtor rural brasileiro, antecipando tendências e acelerando o processo de adoção de tecnologias no campo. A Expodireto Cotrijal é umas das maiores feiras agropecuárias do Brasil, evoluindo muito ao longo de mais de duas décadas de existência. A Embrapa é uma das expositoras da Expodireto desde a primeira edição. Os detalhes da participação da empresa na feira estão na publicação “A atuação da Embrapa na Expodireto Cotrijal 2000-2022”.

A Expodireto é uma feira voltada ao agronegócio, realizada na área da cooperativa Cotrijal, em Não-Me-Toque, município ao norte do Rio Grande do Sul (RS).

Segundo o resgate histórico, levantado pelos autores da publicação, no ano 2000, a realização do evento foi proposta pela Revista Plantio Direto e aceita pela Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí Ltda. (Cotrijal), sediada em Não-Me-Toque, RS, com a premissa de que as bases do processo produtivo regional e da própria feira estariam assentadas no sistema plantio direto (SPD).

Nos registros também foi possível resgatar um evento prévio, a Expodireto 99 (I Exposição e Demonstração de Máquinas, Implementos e Tecnologias para Plantio Direto), realizada no Centro Rural de Ensino Supletivo (CRES) em Carazinho, RS, como indutor da série subsequente realizada pela Cotrijal, pela demanda de novas empresas para participar e que exigiam melhor estrutura para os eventos futuros.

Assim nascia a Expodireto Cotrijal, realizada durante cinco dias no mês de março, com o objetivo de divulgar informações de tecnologias de ponta e alternativas para tomada de decisões que promovam a produtividade e a rentabilidade dos cultivos, assim como de técnicas que agregam valor e de atualizações sobre tendências de mercado, com foco em resultados e destinadas a todos os tamanhos e perfis de produtores rurais.

O parque onde acontece a Expodireto Cotrijal conta com 84 hectares e a entrada na feira é gratuita. Além de tecnológica, é uma feira de negócios, sendo realizados pedidos junto às empresas e fechados contratos, com apoio de instituições financeiras. Desde a primeira edição, o evento tem se destacado pelo debate de assuntos relacionados à agricultura, à pecuária, ao agronegócio e à política agrícola, através de reuniões sobre temas específicos.

A Expodireto Cotrijal atrai visitantes de mais de 70 países. Um apanhado de público, número de expositores e volume de negócios pode ser observado na figura abaixo. A Expodireto Cotrijal evoluiu de 41 mil visitantes, 114 expositores e R$ 21 milhões de movimentação financeira, no ano 2000, para 263 mil visitantes, 552 expositores e R$ 4,90 bilhões de movimentação financeira em 2022. 

 

Evolução de alguns indicadores da Expodireto Cotrijal, 2000-2022. Fonte de consulta relatórios Expodireto Cotrijal

 

Assim, ao longo do tempo, os expositores multiplicaram-se por cerca de cinco, o público multiplicou-se por mais de seis e os negócios, em mais de 36 vezes, em valores ajustados pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) (Fundação Getúlio Vargas, 2022). Em razão da pandemia da COVID-19, a edição de 2021 foi suspensa e, portanto, não aparece na figura.

De acordo com o editor da publicação, Adão Acosta, da Embrapa Trigo, as feiras agropecuárias têm o importante papel de reduzir o tempo entre o lançamento de uma inovação pela pesquisa e a ampla adoção pelos usuários. No agro, as mensagens transmitidas focam em melhor qualidade, produção e produtividade.

“Desde a primeira edição, a Embrapa participa da Expodireto com o objetivo de estreitar o relacionamento com os produtores, assistentes técnicos, multiplicadores licenciados, lideranças e público em geral. A empresa também busca criar oportunidades nas diferentes cadeias produtivas em que atuam as unidades da Embrapa, ampliando o conhecimento acerca das tecnologias e promovendo a visibilidade institucional”, conta Acosta.

A Embrapa participa da feira, através de um instrumento particular de cessão de área entre a Cotrijal e a Embrapa Trigo, numa área que compreende 2.500 m2, localizada próximo a outras instituições de ensino, pesquisa e extensão rural.

“A vitrine tecnológica é destinada exclusivamente à promoção, divulgação e exposição de tecnologias da Embrapa e envolve cuidados ao longo de todo o ano, movimentando equipes que trabalham para garantir que a pesquisa chegue da melhor forma ao público durante o evento”, explica Giovani Faé, chefe de Transferência de Tecnologia, da Embrapa Trigo.

Durante o período da feira, o atendimento mobiliza mais de 40 profissionais da Embrapa, de diferentes unidades da empresa distribuídas no Brasil. Cultivares dos programas de melhoramento genético da Embrapa, como soja, milho, sorgo, feijão e cereais de inverno sempre estiveram presentes na Expodireto Cotrijal.

Nesta feira, ocorreu a primeira apresentação de cultivares de soja transgênica no Brasil, em 2005. Outros cultivos, como frutas e hortaliças também compõem a apresentação de tecnologias da Embrapa, na vitrine ou no estande institucional, bem como sistemas de produção.Considerado o tema originário do evento, o SPD, máquinas, implementos e espécies para produção de palha também sempre foram constantes na vitrine tecnológica.

Nos últimos eventos focou-se na compactação do solo como uma das causas de frustração agrícola na safra de verão. Para demonstração, trincheiras foram abertas em diferentes culturas de cobertura, e elementos rompedores de solo de ação profunda para elevar a porosidade do solo e a infiltração de água nas camadas mais profundas, foram demonstrados.

Um arranjo que evoluiu ao longo do tempo, na vitrine tecnológica, foi a demonstração de oferta de forragens ao longo do ano no formato de planejamento forrageiro, com cultivares de diferentes espécies, finalidades e picos de produção em diferentes épocas do ano, a partir do trabalho conjunto de diversas unidades.

Num primeiro momento, foi um espaço associado ao sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), mas depois passou a proporcionar a visualização de opções para minimizar os períodos críticos de disponibilidade de alimentos em pastagens e para ajudar o produtor no planejamento forrageiro, compondo, num mesmo ambiente, cultivares de panicum, braquiária, sorgo silageiro, sorgo de corte e pastejo, milheto, trigo de duplo propósito, trevo-branco, trevo-vesiculoso, cornichão, aveia e capim-sudão.

Esse formato conferiu grande versatilidade às demonstrações, permitindo que diferentes unidades pudessem escolher espécies e componentes adequados às realidades regionais dos visitantes. Durante a apresentação das tecnologias, tem sido enfatizada a importância da qualidade de sementes para bom estabelecimento das pastagens e das lavouras.

A Embrapa também participa da programação técnica da Expodireto em diferentes eventos durante a feira. Contribui e participa em eventos tradicionais das grandes culturas, como o Fórum Nacional da Soja, Fórum Nacional do Milho e Fórum da Cultura do Trigo; em eventos de outras cadeias produtivas, como o Fórum Estadual do Leite e Fórum Florestal do Rio Grande do Sul; em temas transversais, como o Fórum de Agroenergia e o Fórum Estadual da Conservação do Solo e da Água.  

Para saber mais, acesse a publicação “A atuação da Embrapa na Expodireto Cotrijal 2000-2022” no site da Embrapa Trigo.

Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 54 3316-5800

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

expodireto