28/02/24 |   Comunicação  Segurança alimentar, nutrição e saúde

Podcast Terra&Alimento discute paisagens alimentares e turismo sustentável

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arte de Luciana Fernandes

Arte de Luciana Fernandes - Especialistas apresentam o conceito e falam como as paisagens alimentares podem apoiar o desenvolvimento do turismo sustentável de base comunitária

Especialistas apresentam o conceito e falam como as paisagens alimentares podem apoiar o desenvolvimento do turismo sustentável de base comunitária

O podcast Terra&Alimento, produzido pela Embrapa Alimentos e Territórios, está de volta com o tema paisagens alimentares. No último episódio disponível, especialistas da Embrapa, empresas e instituições parceiras, falam sobre o conceito e como as paisagens alimentares podem apoiar o desenvolvimento do turismo sustentável de base comunitária.

O analista da Embrapa Aluísio Goulart, líder do projeto de inovação social Paisagens Alimentares, conta que estão sendo oferecidas várias capacitações para as comunidades selecionadas. As ações buscam, principalmente, melhorar o conhecimento das comunidades em relação aos produtos turísticos associados ao desenvolvimento dos territórios. 

Para Francisco Sarmento, da Agrosuisse, as paisagens alimentares representam a possibilidade de se intervir num território para promover o desenvolvimento territorial sustentável, olhando, particularmente, para o sistema alimentar. O intuito é que o turismo também ajude a desenvolver um sistema mais inclusivo, envolvendo as pessoas que normalmente estão em situação de maior vulnerabilidade, como é o caso dos agricultores familiares.

Já o turismólogo Richard Alves, da empresa Lab Turismo, que também assessora o projeto, ressalta a contribuição do turismo de experiência, que valoriza a relação das pessoas com os territórios e com a produção dos alimentos. O professor Carlos Costa, da Ufal, fala sobre a necessidade de se olhar ainda para o ambiente externo, além da organização interna, para conexões locais e globais, vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Vários agricultores e estudantes dos assentamentos Nova Esperança, em Olho D’Água do Casado, e Lameirão, em Delmiro Gouveia, que ficam no estado de Alagoas, já participaram do treinamento. As atividades ocorreram no final de janeiro, no campus de Piranhas do Instituto Federal de Alagoas, o Ifal, e tiveram a parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Em fevereiro os treinamentos foram ministrados para comunidades da região de Palmeira dos Índios e em março será treinada a comunidade de Barra do Sirinhaém, em Pernambuco. Em seguida a equipe vai a Sergipe. A programação aborda os impactos das mudanças climáticas, a valorização dos sistemas agrícolas, gestão de negócios, cooperativismo e associativismo, e precificação dos produtos turísticos.

As capacitações já vêm produzindo impactos positivos na vida dos agricultores e no empoderamento das mulheres das comunidades, de acordo com o depoimento de Aline Oliveira da Silva, mestre em História e moradora do Assentamento Lameirão, que participou do treinamento em Piranhas. Já o seu Agaiton Alves de Souza, da Associação Pegadas da Caatinga, no Assentamento Nova Esperança, também diz que o curso trouxe muito aprendizado. Ouça o podcast Terra&Alimento Paisagens alimentares: turismo sustentável de base comunitária

Nadir Rodrigues (MTb 26.948/SP)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: (82) 3512-2140

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

podcastterra-e-alimentopaisagens-alimentaresterra-e-alimento