28/02/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Pesquisadora da Embrapa recebe homenagem da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - Pesquisadora Kátia Emídio da Silva, chefe-adjunta de PD&I da Embrapa Amazônia Ocidental

Pesquisadora Kátia Emídio da Silva, chefe-adjunta de PD&I da Embrapa Amazônia Ocidental

A pesquisadora Kátia Emídio da Silva, chefe-adjunta de PD&I da Embrapa Amazônia Ocidental, recebeu homenagem da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pela trajetória profissional e contribuição para a ciência, tecnologias e inovação (CT&I) no Amazonas. A homenagem aconteceu sexta-feira (23/2) na Abertura das Atividades de 2024 do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência, o "Café com Elas", uma iniciativa para estimular o protagonismo de cientistas mulheres na área de CT&I.

O evento serviu ainda para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado anualmente em 11 de fevereiro, lançada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Na ocasião, foi  lançado o “Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisa do Amazonas - Vol. 03/2024”, com 50 projetos de pesquisa, liderados por mulheres, concluídos e fomentados com recursos públicos do tesouro estadual e federal.

O evento contou com a participação de pesquisadoras e gestoras de instituições de ensino e pesquisa e de instituições públicas do Amazonas. Além da chefe-adjunta de PD&I da Embrapa, também foram homenageadas as cientistas: Beatriz Ronchi Teles e Fernanda de Pinho Werneck, ambas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Katia Luz Torres Silva, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

A chefe-adjunta de P&D destacou a importância dos investimentos feitos pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, o que para ela, tem estimulado e incentivado uma maior participação de mulheres e meninas na ciência.

Também participaram da homenagem cinco pesquisadoras da Embrapa que nos últimos anos coordenaram projetos de pesquisa: Aparecida das Graças Claret de Souza, Cíntia Souza, Maria Geralda de Souza, Cheila Boijink e Edsandra Chagas.

Pesquisadora Aparecida das Graças Claret de Souza, coordenou o projeto “Cultivo de fruteiras nativas da Amazônia em sistemas consorciados”, que objetivou valorizar as fruteiras nativas incentivando o seu plantio consorciado com culturas alimentares de ciclo curto, obtendo com essa prática redução de custo da implantação de pequenos pomares e a diversificação alimentar da agricultura familiar, somando-se ainda à capacitação em boas práticas agrícolas.

Pesquisadora Cheila de Lima Boijink, coordenou o projeto “Avaliação de taninos em dietas para juvenis de tambaqui no controle de helmintos e desempenho zootécnico”, que objetivou avaliar o efeito dos taninos hidrolisáveis (ácido tânico) e condensados (sorgo) na ração de juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum) para o controle de helmintos e desempenho zootécnico.

Pesquisadora Cíntia Rodrigues de Souza, coordenou o projeto “Resiliência de floresta manejada comercialmente no Amazonas”, que avaliou a dinâmica e recuperação de uma floresta manejada comercialmente no Amazonas.

Pesquisadora Edsandra Campos Chagas, coordenou o projeto “Controle de Neoechinorhynchus buttnerae na criação de tambaqui (Colossoma macropomum): pesquisa e validação”, que visa desenvolver e validar protocolos para o controle da doença parasitária causada pelo acantocéfalo Neoechinorhynchus buttnerae em cultivos de tambaqui (Colossoma macropomum).

Pesquisadora Maria Geralda de Souza, coordenou o projeto “Avaliação quanto à resistência à vassoura-de-bruxa de combinação de progenitores de cupuaçuzeiro”, com o objetivo de avaliar de forma precoce a resistência à vassoura-de-bruxa de combinação de progenitores de cupuaçuzeiro, a partir de materiais genéticos avaliados no Programa de Melhoramento Genético do Cupuaçuzeiro da Embrapa.

 

Mais investimentos em ciência

 

Mais de  1,8 milhão será investidos em dois novos editais para apoiar pesquisas, na capital e no interior, lideradas por cientistas mulheres, anunciou a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva.

Exclusivo para fomentar projetos no interior do estado, o Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter Mulheres Cientistas no Interior) conta com investimento de R$ 975 mil para apoiar projetos relacionados às seguintes áreas temáticas da bioeconomia: biotecnologia, biorrecursos e bioecologia. O edital prevê apoio a até 10 projetos.

Já o Programa Mulher Faz Ciência-Fapeam irá apoiar projetos de mulheres nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, que busquem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento social, econômico, científico, cultural e político no estado, e para o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) estadual. No total, serão aplicados R$ 875 mil para amparar até 10 projetos.

Confira o Programa Mulher Faz Ciência-Fapeam: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0062024/

Confira o edital do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter Mulheres Cientistas no Interior): https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0052024/

 

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

homenagemfapeam