01/03/24 |

Expodireto: cooperação vai diversificar espécies forrageiras para a agricultura familiar no RS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Joseani Antunes

Joseani Antunes - Novas opções para forrageamento animal na agropecuária gaúcha

Novas opções para forrageamento animal na agropecuária gaúcha

Facilitar o acesso a sementes forrageiras de qualidade é o objetivo do programa desenvolvido pelo Governo do Rio Grande do Sul. Um termo de cooperação entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR/RS) e a Embrapa vai diversificar as alternativas em forragens, fomentando o uso de cereais de inverno na agropecuária gaúcha. A assinatura ocorre no dia 7 de março, às 11h, no estande da Embrapa na Expodireto Cotrijal 2024.

Mais de 137 mil propriedades de agricultura familiar trabalham com leite no Rio Grande do Sul. Na pecuária de corte, são estimadas 60 mil famílias. Os dados da Emater/RS-Ascar mostram a importância de estimular a intensificação sustentável na geração de pastagens de qualidade.

O Governo do RS já conta com programas de fomento à aquisição de sementes na agricultura familiar para milho e sorgo no verão, e para aveia preta e azevém no inverno. Agora a parceria com a Embrapa vai disponibilizar também sementes de trigo, triticale e cevada, destinados à produção de forragem – pasto ou silagem - no outono e no inverno. “Contamos com tecnologias que permitem o cultivo de forragens na entressafra, fornecendo alimento de qualidade para os animais num período conhecido como ‘vazio forrageiro outonal’, quando as forragens de verão já acabaram e as espécies de inverno ainda não foram semeadas”, explica o chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Faé. No inverno, segundo ele, o cultivo de cereais pode gerar alimento conservado num período onde muitas áreas ficam ociosas, reduzindo custos e menor dependência do clima favorável para produção de silagem de milho verão.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, afirma que o objetivo, a partir do termo de cooperação, é criar mecanismos para permanência dos produtores na atividade. "Queremos ofertar melhores condições aos nossos produtores, buscando um equilíbrio entre custo e produção, visando o aumento da renda de todos que praticam a atividade", garante.

Através do programa, a Embrapa Trigo disponibiliza as tecnologias e o Governo do RS proporciona linhas de crédito para a aquisição de sementes forrageiras de inverno. O agricultor interessado deve procurar a entidade mais próxima (sindicato, cooperativa ou associações) para solicitar o acesso ao programa.

Colaboração Guilherme Granez, Assessoria de Comunicação SDR/RS 

 

Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 54 3316-5800

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

eventocereais-de-invernoacordo