01/03/24 |   Comunicação  Transferência de Tecnologia

Embrapa apresenta na Expodireto parceria para desenvolver tecnologias para inoculação e peletização de sementes forrageiras

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Felipe Rosa

Felipe Rosa - Sementes inoculadas e peletizadas podem garantir diversas vantagens ao produtor e ao sistema produtivo

Sementes inoculadas e peletizadas podem garantir diversas vantagens ao produtor e ao sistema produtivo

Trabalho compõe estratégia de atuar desde o melhoramento genético para obtenção de novas cultivares até a tecnologia de produção e tratamento de sementes visando garantir um produto final de alta qualidade para os produtores

A Embrapa Pecuária Sul apresenta, durante a Expodireto Cotrijal, uma parceria público-privada com três empresas do setor produtivo para pesquisa e desenvolvimento de sementes forrageiras inoculadas e peletizadas. A expectativa é disponibilizar no mercado sementes de espécies leguminosas já inoculadas com bactérias fixadoras de nitrogênio, elemento que depois é aproveitado pelas plantas e também incorporado ao solo.

O nitrogênio é um nutriente fundamental para produtividade dos cultivos, representando importante custo ao produtor quando precisa ser adquirido na forma de fertilizante. Já a peletização é uma tecnologia complementar de recobrimento de sementes, que favorece os processos de plantio, germinação e estabelecimento das plantas no campo, e pode auxiliar no resultado final da inoculação.

A partir desta parceria, cada uma das empresas vai seguir trabalhando em uma etapa importante do processo de produção e tecnologia de semente, mas agora de forma interativa e complementar. As empresas são: Terra Greda, que já era parceira da Embrapa na multiplicação de sementes, a Bioagro, que atua no desenvolvimento e produção dos inoculantes, e a Brazil Seed Tech, que atua na etapa final de inoculação e peletização.

A aplicação de tecnologias à produção de sementes compõe uma ampla estratégia da Embrapa Pecuária Sul para potencializar o acesso às cultivares BRS pelos produtores rurais. “A Embrapa não quer trabalhar somente no desenvolvimento e lançamento de cultivares forrageiras, mas também contribuir para que as sementes que carregam essa genética estejam disponíveis no mercado com alto padrão de qualidade e valor agregado”, destacou o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Silva.

A Expodireto Cotrijal acontece de 4 a 8 de março em Não-Me-Toque (RS). Clique aqui e saiba mais sobre a participação da Embrapa na exposição. 

Além da parceria no tema de sementes, a Embrapa Pecuária Sul apresenta na Expodireto outras tecnologias que podem potencializar a produção pecuária: cinco cultivares forrageiras, entre gramíneas e leguminosas, e o Pasto sobre Pasto, prática que consiste no manejo de mais de uma espécie forrageira na mesma área, com ciclos e características complementares de produção ao longo de todo o ano, inclusive em sistemas de rotação com cultivos agrícolas. “São tecnologias que demonstram como a pecuária pode desempenhar um papel estratégico nos sistemas integrados de produção, especialmente para manter e até incrementar a fertilidade do solo, o que é fundamental para garantir a capacidade produtiva em longo prazo. As gramíneas, como o capim-sudão BRS Estribo por exemplo, possuem raízes densas e profundas, que ajudam principalmente na estruturação do solo. As leguminosas possuem outros tipos de raízes, capazes de incorporar nitrogênio ao sistema e ativar micro-organismos funcionais na biota do solo. A pecuária traz a oportunidade de aproveitar estas diferentes plantas forrageiras, cumprindo funções complementares que vão contribuir para a saúde do solo, dos animais, dos alimentos produzidos e maior renda aos produtores”, destacou Silva.

A Embrapa Pecuária Sul também apresenta ao público da exposição a máquina Campo Limpo, usada para o controle de plantas indesejáveis como o capim-annoni. As tecnologias podem ser encontradas no estande institucional da empresa e em uma Unidade Demonstrativa a campo.

Cultivares forrageiras

A Embrapa Pecuária Sul apresenta as cultivares de trevo-vermelho URS BRS Mesclador, de cornichão URS BRS Posteiro e de trevo-branco BRS URS Entrevero, todas leguminosas perenes de inverno, além da cultivar de trevo-vesiculoso, BRS Piquete, leguminosa anual de inverno, e de capim-sudão, BRS Estribo, gramínea anual de verão. A maioria destas cultivares foi desenvolvida através de parceria entre a Embrapa, Sulpasto e UFRGS.

Pasto sobre Pasto

A tecnologia Pasto sobre Pasto consiste no manejo de mais de uma espécie forrageira na mesma área, com ciclos e características complementares de produção. A introdução das plantas se dá sem a remoção da forrageira da estação, sobrepondo diversas curvas de produção de forragem. Dentro deste conceito, são usadas cultivares de inverno e verão em sucessão, para ter uma sequência contínua de produção e qualidade de forragem ao longo de todo o ano.

Aplicador seletivo de herbicidas Campo Limpo

A Campo Limpo controla de forma seletiva gramíneas indesejáveis como o capim-annoni. Em virtude da diferença de altura que se estabelece entre as plantas forrageiras consumidas pelo gado e as espécies indesejadas, com maior altura, é possível realizar a aplicação do herbicida com esta máquina somente nas plantas indesejadas. A Campo Limpo é uma ferramenta importante que compõe o Método Integrado de Recuperação de Pastagens Degradadas (Mirapasto).

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3240-4650

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/